Liniker, de 26 anos, além de uma cantora com vocais únicos, é compositora, artista visual, atriz e personalidade central na luta pela representatividade LGBTQIAPN+.
Nascida no interior de São Paulo, cresceu em um ambiente familiar de músicos influenciado por samba, samba-rock, jazz americano e soul. Ainda na adolescência, decidiu seguir a carreira musical. Seu nome, único, é uma homenagem ao jogador de futebol inglês Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo de 1968.
Em 2015, fundou a banda Liniker e os Caramelows junto a Renata Éssis (Voz); Rafael Barone (Contrabaixo Elétrico); William Zaharanszki (Guitarra); Péricles Zuanon (Bateria) e Márcio Bortoloti (Trompete). No mesmo ano, a banda lançou o EP Cru (2015) e seu primeiro single, Zero.
Os vídeos das canções do EP geraram grande repercussão na época, alcançando milhões de visualizações e Zero até hoje é lembrado como um dos maiores hits da banda.
Em 2016, Liniker e os Caramelows gravou, com o apoio dos fãs, seu álbum de estreia Remonta. O disco mostrou-se um sucesso, chamando atenção da imprensa e ganhando turnê internacional, passando pelos Estados Unidos, África, Europa e América Latina. No mesmo ano, a banda ganhou na categoria Revelação do Prêmio Multishow de 2016.
O grupo produziu ainda o álbum Goela Abaixo (2019), com canções como Beau, Calmô e Intimidade. Entretanto, em 2020, Liniker e Rafael Barone revelaram à revista Rolling Stone a separação da banda: Liniker deixaria os Caramelows para seguir carreira solo.
“Lembro desse dia da reunião de ficar pensando impossível que eu tenha realizado tudo. (Acho que) Deveria ter 23 anos ali. Como eu poderia ter realizado tudo isso? Calma, tem que ter mais coisa.”
Liniker.
Liniker em carreira solo
Em 2021, a cantora estreou sua carreira solo com o álbum Índigo Borboleta Anil. Sua estreia como artista solo lhe rendeu a vitória no Grammy Latino em 2022, na categoria de Álbum Popular em Língua Portuguesa.
Assim, ela tornou-se a primeira mulher trans a subir no palco para receber um gramofone. Em seu discurso emocionado, exibido no vídeo abaixo, Liniker reconheceu a importância da conquista e do marco que sua vitória representava.
“Olá! Eu sou Liniker, uma cantora, compositora e atriz brasileira. Hoje algo histórico acontece na história do meu país. É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy”.
Liniker é uma personalidade ativa na luta por representatividade e pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. A cantora, como uma mulher trans negra, utiliza seu espaço na mídia para dar voz e visibilidade a questões importantes. Assim, é considerada uma grande referência para uma legião de fãs e admiradores.
Por que colocar uma calça jeans e uma camiseta e mostrar meu trabalho só com a voz? Meu corpo é um corpo político. Preciso mostrar para as pessoas o que estou passando. ‘Este é o Liniker, um cara pode usar um batom, turbante e cantar’. Isso não me distancia de nada. Sou um artista desse porte”,
Liniker em entrevista ao El País.
Ao longo da sua carreira solo, a artista vem somando parcerias musicais com outros artistas. Alguns exemplos são a música Serei A, presente no álbum Pajubá de Linn da Quebrada, cantora, ex-bbb e sua amiga de longa data; a música Melhor de Mim com o cantor Péricles; e a música Flutua com o cantor Johnny Hooker.
Além da música
No que diz respeito à moda, a cantora já foi capa da Revista Vogue em junho de 2021, junto à Linn da Quebrada e, em 2022, desfilou para a grife Apartamento 03 na São Paulo Fashion Week (SPFW) no Dia da Consciência Negra.
Liniker também é atriz, e protagonizou a série brasileira da Prime Video, Manhãs de Setembro (2021), seu primeiro trabalho de destaque no audiovisual. Na trama, Liniker interpreta a personagem Cassandra, que tem sua vida completamente alterada ao descobrir ter um filho com sua ex-namorada do passado. A série conta com outras personalidades musicais, como Seu Jorge e Paulo Miklos, além de músicas na voz da própria Liniker e uma trilha sonora (o nome da série baseado no título de uma das canções mais famosas) que homenageia a cantora Vanusa, na trama uma inspiração para Cassandra.
—
Aproveite para ouvir Liniker na sua plataforma de streaming favorita e de conferir nossa resenha da primeira edição do Primavera Sound São Paulo, na qual Liniker fez um show memorável.