A comunidade LGBTQIAPN+ engloba diferentes classificações ligadas a gênero, identidade e sexualidade. E dente todas essas letras que compõem a sigla está o B, de bissexual, mas, apesar da visibilidade dada à causa da comunidade, os bissexuais ainda sofrem bastante preconceito, tanto por parte dos heterossexuais, quanto por parte dos próprios homossexuais. E, inclusive, entre os artistas.
Se um homem se assume bi, muitas vezes é taxado de enrustido ou heteronormativo dentre os homossexuais. Para os héteros, é visto como gay e as mulheres como lésbicas. Aí fica a questão: por que é tão difícil apenas aceitar que esse indivíduo sente atração tanto pela figura masculina quanto pela feminina?
Esse julgamento dificulta a aceitação pessoal e promove certa exclusão.
A bissexualidade na música
A bissexualidade já vem sendo retratada em diversas canções há muito tempo. Como exemplo temos a clássica Meninos e meninas, do Legião Urbana, Meninos e Meninas, do Jão, I kissed a girl, da Katy Perry, Girls, girls Boys, de Panic! At the Disco e até Poker Face, da Lady Gaga.
A fim de dar visibilidade para os artistas que declararam publicamente serem bissexuais em um país ainda muito preconceituoso como o Brasil, fizemos uma lista com alguns nomes da música brasileira, porque representatividade importa sim! O que não importa é se você beija meninos, meninas, meninos e meninas, menines ou quem for.
10 artistas bissexuais da música brasileira
Jão
Sempre houve muita pressão em cima do jovem cantor acerca de sua sexualidade. Suas canções melodramáticas talvez tenham contribuído para que tantas pessoas ficassem curiosas sobre as preferências de Jão.
Depois de muito insistirem, ele lançou “Meninos e Meninas” e depois foi a público falar sobre o tema. Representou muitos adolescentes em fase de descoberta que hoje podem gostar de quem quiserem, pois sabem que é possível.
Annita
Apesar de muitos haters dizerem que ela só é bissexual quando convém, ou que é uma “bi festiva”, a dona do hit Funk Rave se assumiu publicamente também e disse que sua bissexualidade já vinha sendo explorada há muito tempo em sua vida.
Pedro Sampaio
Assim como com Jão, Pedro Sampaio também sempre foi muito perseguido, pois queriam a todo o custo descobrirem por quem ele se atraía. Então, aproveitando o momento “grandioso e solar” de sua carreira, como ele mesmo disse em entrevista ao podcast “Quem Pode, Pod”, assumiu, em um telão gigante do festival Lollapalooza, ser bissexual, enquanto tocava seu remix da canção “Toda forma de amor”, de Lulu Santos.
Lulu Santos
E ao tocar Lulu Santos no momento de se assumir publicamente, Pedro Sampaio também mostrou ao mundo que Lulu era bi, mas quem acompanhava a carreira do cantor carioca já sabia de sua orientação.
Lulu Santos foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlet Moon, depois 14 anos com Bruno Azevedo e desde 2018 está com Clebson Teixeira. Relacionamentos sólidos e duradouros, afinal Lulu é o último romântico, né?
Ludmilla
Ludmilla não só assumiu a bissexualidade em público, como casou com uma de suas bailarinas, Bruna Gonçalves. O romance entre as duas chegou até Maldivas, foi vigiado pelo BBB e pelas redes sociais é possível ver a alegria e parceria que elas têm.
Tico Santa Cruz
Apesar de não ter dito declaradamente ser bissexual, o vocalista do Detonautas apontou que sua sexualidade é fluida e que se um dia se divorciar, não teria problemas em entrar num relacionamento homossexual ou bissexual.
Luísa Sonza
A cantora disse que demorou um pouco para entender a sexualidade e achou importante trazer à mídia, pois a representatividade é importante e se faz necessário dar esse espaço para o tema, sobretudo por se tratar de uma pessoa com seu alcance, né?
Nando Reis
Em 2006, Nando Reis lançou a canção Monóico, na qual dissolução das noções de gênero e orientação sexual. Na época foi, inclusive, atacado pela música “bissexual”. Atualmente, não canta essa canção, pois ela gera alguns tabus e o compositor foi até abordado algumas vezes a respeito disso, mas como ele mesmo cita: “daí tem muito mais a ver com a outra pessoa do que comigo”.
Em 2010, ele afirmou em entrevista à revista Billboard Brasil ser bissexual.
Preta Gil
Uma das principais figuras representativas da causa bissexual, Preta Gil trouxe o tema há muitos anos. Sem medo de se esconder, bem antes da internet ter o papel que tem hoje nas relações sociais, a cantora já levantava (e sustentava) essa bandeira.
Aline Wirley
A cantora que ganhou destaque ao integrar o grupo Rouge e que participou do Big Brother Brasil 2023 é declaradamente bissexual e ao lado do marido, o ator Igor Rickli, que também é bissexual, vive sua sexualidade sem tabus.