Já ouviu falar sobre a banda Boygenius?
Formado pelas cantoras e compositoras Julien Baker, Lucy Dacus e Phoebe Bridgers (uma das headliners do Primavera Sound São Paulo 2022), a Boygenius é um supergrupo de indie rock, e conforme definiu Hayley Williams, vocalista do Paramore e amiga das três integrantes, “Juntas elas são como os Vingadores”.
Então, vem conhecer o grupo dos Vingadores da música nesse especial!
A Boygenius
A banda surgiu em 2018 com o EP intitulado boygenius, sendo “Souvenir” e “Me & My Dog” os singles de maior sucesso. O nome da banda é irônico, referenciando à noção de homens com excesso de confiança que são celebrados de forma generalizada como “gênios” desde o seu nascimento.
O supergrupo não foi uma sugestão de gravadora, nascendo a partir da troca de mensagens de texto entre Baker, Bridgers e Dacus, e reúne as três compositoras que, apesar de terem vidas paralelas, são grandes amigas que compartilham diversas semelhanças, sobretudo no que diz respeito às suas carreiras e a admiração mútua que possuem entre si.
Assim, as integrantes juntam seus diferentes talentos e estilos musicais individuais, mantendo uma relação de igualdade entrei si sem uma frontwoman.
Recentemente, a Boygenius ganhou uma capa na revista Rolling Stone, replicando a icônica capa do Nirvana de 1994 e causou um burburinho ainda maior na música. O fotógrafo Ryan Pfluger considerou o trio a escolha perfeita para recriar a foto original, e declarou:
“Se não fossem elas, eu não teria me interessado. Elas tem mentalidades similares de fuck the system e não necessariamente ligarem para o que é cool ou hip — o que acaba sendo cool e hip”.
Em 2023, a Boygenius lançou quatro novos singles: “$20“, “Emily I’m Sorry“, “True Blue” e “Not Strong Enough“, antes do aguardado álbum the record, lançado em 31 de março.
The Record
O Musicult não perdeu tempo e já escutou o The Record na íntegra (mais de uma vez)! O álbum evoca o som único e de qualidade da banda, referenciando composições anteriores do grupo e individuais de Baker, Bridgers e Dacus.
As 12 faixas do álbum abordam diferentes temas de forma profunda e pessoal: a vulnerabilidade em se apaixonar, a rebeldia da juventude, a melancolia de um término, a angústia de lidar questões existenciais, episódios saudosos da amizade das próprias artistas…
Quanto à sonoridade, The Record traz desde músicas enérgicas marcadas por guitarras pesadas, como $20 e Satanist, às baladinhas ao som do violão, focadas nos vocais, como We’re In Love e Cool About It.
Chama atenção ainda o título de uma das faixas, Leonard Cohen, em referência ao cantor e compositor canadense já lembrado por outras bandas de indie rock, como a banda Last Shadow Puppets, que incluiu um cover de Is This What You Wanted, originalmente composta por Cohen, no ábum Everything You’ve Come to Expect (2016).
Além do novo álbum, a Boygenius surpreendeu seus fãs com The Film, um curta de 14 minutos, dirigido pela atriz Kristen Stewart e disponibilizado no canal do YouTube da banda, acompanhando as faixas $20, Emily I’m Sorry e True Blue. Imperdível!
Fique de olho nas novidades do trio nas redes sociais.