No último domingo (19/03), o lendário vocalista do Lemonheads, Evan Dando, fez o seu quarto show do ano no Brasil. A gig aconteceu no Fabrique, casa de shows localizada na região da Barra Funda, em São Paulo.
Vimos um show baseado na banda que o consagrou ao mainstream dos anos 90. Mas, sem os companheiros de Lemonheads, Evan teve como apoio a banda Twinpines de São Paulo que, ao lado da banda Plazma, foi uma das bandas de abertura, ambas completando 20 anos de atividade em 2023 e com repertório em inglês.
Com o atualmente habitual vestido rosa quadriculado, Evan subiu ao palco do Fabrique aproximadamente as 20h20 e entre o público da casa se via gente de absolutamente todas as idades, indo de jovens adultos de 40 a 50 anos – que, em 1987, quando o Lemonheads lançou seu primeiro álbum, tinham quase a mesma idade de Evan na época – até jovens entre 13 e 16 anos, que provavelmente descobriram a banda recentemente e tiveram o privilégio de estar em um de seus shows.
Aos fãs de longa data, não faltaram os clássicos. Apesar de um ou outro problema técnico de som, Evan soube lidar e o público soube entender que coisas do tipo fazem parte e dançavam cantando alto a cada música.
Entre uma música e outra, Evan reafirmou que está de mudança para São Paulo (atualmente ele namora Antonia Teixeira, amiga de longa data e filha do também lendário músico brasileiro Renato Teixeira), fez algumas piadas de bar e bebia o conteúdo de uma garrafa.
Buscando trazer algo a mais em sua performance, por algumas vezes, Evan parece se perder entre dois microfones, microfonia, efeitos de voz e problemas na guitarra, mas seguiu o show, pois quando a música recomeçava, rapidamente todos se esqueciam das adversidades sonoras e, para os fãs da banda, logo o caos dava lugar à natureza melódica do Lemonheads.
Em outro momento divertido do show, Evan arriscou cantar à capela “Wicked Game”, de Chris Isaak, mas desistiu após 4 tentativas de buscar o dificílimo tom original de Isaak e seguiu com os hits que seu público queria ouvir.
Quem conhece a performance caótica de Evan Dando ao vivo soube aproveitar mais tempo na Fabrique já que depois de 50 minutos de show, Evan e a banda Twinpines deixaram o palco e muitas pessoas foram embora, achando que a apresentação tinha terminado ali, mas algum tempo depois Evan retornou, com outra roupa e carregando apenas um violão para mais alguns sons de forma acústica e devidamente acompanhado pelo coro do público restante na casa.
Apesar dos problemas técnicos e da “natureza caos” do músico, que impressiona muitos e afasta outros, o que ficou daquela noite domingo foi a certeza de que, nostalgia para os fãs antigos e descobrimento aos fãs mirins, Lemonheads ainda conquista e mantém fãs por todo o mundo, mesmo sem a MTV apoiando ou as rádios tocando nada além do maior hit da banda, que é justamente um cover de Simon e Garfunkel, a aclamada “Mrs. Robinson” (1968), regravada pela banda em 1992 e que foi tocada por Evan em seu momento acústico.
SETLIST – Evan Dando na Fabrique, em São Paulo.
- Into your arms
- The great big no
- If I could talk I’d tell you
- Rest assured
- Different drum (Michael Nesmith cover)
- Confetti
- Dawn cant decide
- Luka (Suzanne Vega cover)
- It’s about time
- Rudderless
- Style
—PAUSA—-
- How Will I Know (Whitney Houston cover)
- My Drug Buddy
- Bit Part
- Hannah & Gabi
- Strange (PATSY Cline cover)
- Hate Your Friends
- Skulls (Misfits cover)
- Fear of Living
- Mrs. Robinson (Simon & Garfunkel cover)