Música está em todos os lugares e, claro, está também nas novelas. E não só em trilhas sonoras ou aberturas marcantes. Muitas produções vão além e criam bandas e cantores fictícios em suas histórias, fazendo as músicas da ficção invadirem a realidade e as playlists de muita gente.
Pensando nisso, e inspirados pela atual novela das 19h, Vai Na Fé, que gira em torno de Sol, que sonha em cantar e dançar profissionalmente, e Lui Lorenzo, um astro pop em decadência, a gente listou aqui 10 artistas e bandas que surgiram em novelas.
10 bandas e artistas da ficção em novelas
1 – Lui Lorenzo (Vai Na Fé)
Começando por quem nos inspirou a fazer essa lista, Lui Lorenzo, de Vai Na Fé, é o astro pop meio Latino meio Sidney Magal, interpretado por José Loretto, e dono dos hits “Joaninha” e “Pool Party do Lui” (duvido que você não cante esse refrão depois de assistir a um capítulo da novela).
Lui tem até uma página no Spotify e seu maior hit conta com mais de 100 mil plays. Além disso, a novela traz Sol, uma vendedora de quentinhas que sonha em cantar e dançar profissionalmente, mas se apresenta na igreja, o que faz com que a união de Lui e Sol seja um prato cheio para tornar a novela quase um musical.
2 – Gui Santiago (Rockstory)
Assim como Vai Na Fé, Rockstory, de 2016, foi outra novela das 7 que focou em um astro em decadência como protagonista, mas, dessa vez, no rock. Vladimir Brichta viveu Gui Santiago, que enquanto tentava voltar às paradas de sucesso, viu sua música “Sonha Comigo” ser plagiada pelo cantor pop Léo Régis, interpretado por Rafael Vitti.
3 – Faísca e Espoleta (A Favorita)
Sucesso de audiência, A Favorita marcou o ano de 2009 com a vilã Flora (Patrícia Pillar) e suas maldades contra Donatela (Claudia Raia). Mas, antes de serem inimigas, as duas formaram a dupla sertaneja Faísca e Espoleta, o que gerou a rivalidade, já que Donatela se destacava.
O maior sucesso de Faísca e Espoleta na novela, na verdade, é um hit que existia na vida real, “Beijinho Doce”, de As Galvão, e é tocada em muitos capítulos da novela, inclusive na clássica cena em que Flora pede aplausos
E além da dupla formada pelas protagonistas, A Favorita também contava com Augusto Cezar, personagem de José Mayer, um rockeiro que fez sucesso nos 80 e agora vivia isolado em um sítio, e Cassiano, jovem operário interpretado por Thiago Rodrigues e que se torna cantor pop, chegando até a se apresentar no Faustão em um dos capítulos da novela.
4 – Natasha (Vamp)
Em Vamp, Claudia Ohana viveu Natasha, rockeira que vende sua alma ao conde Vlad (Ney Latorraca) em troca de sucesso e fama.
A partir daí, a personagem gravou covers de grandes sucessos do rock e que explodiram na novela e fora dela também, já que a Vamp fez tanto sucesso que Claudia tinha dificuldade para sair na rua devido ao assédio dos fãs. E em 2016, a personagem virou estrela de um musical baseado na novela, e Claudia reviveu a vampira Natasha nos palcos.
5 – Beto Falcão (Segundo Sol)
Já em 2018, a novela Segundo Sol pecou em retratar o estado da Bahia com pouquíssimos atores negros no elenco, especialmente o protagonista, Beto Falcão, interpretado por Emílio Dantas, um cantor de axé que é dado como morto pela grande mídia, mas, na verdade, segue vivo e pretende se esconder dos holofotes.
Apesar da baixa representatividade, a novela fez um certo sucesso e os hits “Axé Pelô” e “Sal na Pele” grudaram como verdadeiros hits de carnaval.
6 – Ticiano (Verão 90)
Na novela Verão 90, como o título deixa claro, os anos 90 foram homenageados e além da POP TV, uma menção à criação da MTV, a música rolava em outros núcleos, como no do personagem Ticiano, interpretado por Ícaro Silva, um cantor de lambada. Se você viu a novela, não escapou de cantar o hit “Mil e uma noites”.
7 – Rebelde (Rebelde)
Depois do sucesso de Rebelde, novela mexicana que deu origem ao grupo RBD – que, inclusive vem ao Brasil em novembro para shows com ingressos esgotados, a Record fez a versão brasileira em 2010, que tinha no elenco Chay Suede, Sophia Abrahão e Arthur Aguiar e até conseguiu fazer um certo sucesso entre os jovens, mas nada comparado à legião de fãs da novela original.
8 – MC Merlô (A Regra do Jogo)
A Regra do Jogo não foi um sucesso de audiência, mas ainda assim o MC Merlô, funkeiro interpretado por Juliano Cazarré, emplacou alguns sucesso como “Suave” e “Pra te provocar”, uma parceria com Andressa Turbinada, personagem de Thaíssa Carvalho.
9 – Empreguetes (Cheias de Charme)
Agora a gente começa a falar da elite, né?
Noveleiro ou não, todo mundo conhece ou já ouviu falar das Empreguetes, trio musical formado pelas personagens de Thaís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond na novela Cheias de Charme, que também tinha no elenco os cantores Chayenne (Cláudia Abreu) e Fabian (Ricardo Tozzi), que também tinham seus hits, mas nenhum comparado a “Vida de Empreguete”, que só de falarmos já te deixou cantando “todo dia acordo cedo, moro longe do emprego…”
10 – Vagabanda (Malhação 2004)
E se estamos falando de fenômenos musicais da ficção, é impossível não citar a Vagabanda, banda de rock formada na temporada de 2004 da Malhação e que lançou Marjorie Estiano não só como atriz, mas também como cantora, já que “Você sempre será”, música de maior sucesso da trilha da novela era cantada na voz de Natasha, personagem da atriz.
A banda ainda era formada por Gustavo (Guilherme Berenguer) e Catraca (João Velho), e teve outro grande hit, “Por mais que eu tente”.
Depois da Vagabanda, a Malhação até tentou emplacar outras bandas de rock e pop em suas temporadas seguintes, como a The Banda, em 2007, e a Quadribanda, em 2009, mas nenhuma teve o mesmo apelo.
Bônus: Garotas do Vagão (Malhação – Viva a Diferença/ As Five (série Globoplay))
Contrariando o “fracasso” das bandas que vieram depois da Vagabanda, a temporada “Viva a Diferença”, de 2016, da novela Malhação, trouxe o Garotas do Vagão, banda formada pelas 5 amigas Lica, Keila, Ellen, Benê e Tina.
Apesar de não ter emplacado nenhum hit atemporal como a Vagabanda, a temporada d’As Five foi um sucesso tão grande que virou série no Globoplay e agora, adultas, Benê ainda toca piano, Keila sonha em ser cantora profissional e Tina é DJ.