Um dos gêneros mais populares do Brasil, o funk deixa muita gente ao redor do mundo totalmente apaixonada pelas batidas e passinhos criados no nosso país. Não à toa, a o mundo da música está cheio de encontros inusitados entre o funk brasileiro e artistas internacionais.
Um desses casos é a faixa “Controllah”, da edição Deluxe do novo álbum do Gorillaz em parceria com Mc Bin Laden, funkeiro dono do clássico “Tá Tranquilo, Tá Favorável” e “Bololo haha”.
E aproveitando que nós estamos viciados nessa música, a gente separou 9 encontros inesperados entre funkeiros e diferentes artistas internacionais.
9 encontros inesperados entre o funk brasileiro e artistas internacionais
1 – Post Malone e Kevin O Chris
No Lollapalooza de 2019, o rapper Post Malone era um dos headliners e chamou Kevin O Chris para cantar os hits “Vamos pra Gaiola” e “Ela é do tipo”. O público brasileiro foi à loucura e Post Malone até ensaiou uns passinhos de funk com o mc carioca.
2 – Cardi B e Pedro Sampaio
Na apresentação de WAP no Grammy de 2021, Cardi B optou pela versão remixada feita pelo DJ brasileiro PE-DRO SAM-PA-IO (vai!) e colocou um funk pra tocar no palco da maior premiação de música do mundo, gerando até comentários negativos do produtor Rick Bonadio, que criticou as letras do gênero. Goste ou não, é o funk brasileiro dominando os palcos do mundo.
3 – Ludmilla, MC Lan, Skrillex, Troyboi, Ty Dolla $ign e… Rihanna
A música “Malokera” é uma parceria entre os funkeiros Ludmilla e MC Lan com os rappers Troyboi e Ty Dolla $ign e o DJ Skrillex (que não faz questão de esconder a influência do funk em sua música), e se não bastasse toda essa colaboração Brasil-EUA, em um dos desfiles da marca Savage x Fenty, Rihanna escolheu essa música como parte da trilha sonora.
Nem precisamos dizer que Ludmilla, fã assumida de Rihanna, se emocionou muito com a escolha, né?
Mas o carinho de Rihanna com o funk brasileiro também pôde ser visto em sua apresentação no intervalo do Super Bowl de 2023, quando batidas do gênero foram incorporadas à música “Rude Boy”.
4 – Jack Ü e MC Bin Laden
Antes da parceria com o Gorillaz, MC Bin Laden já se apresentou com músicos internacionais no Lollapalooza de 2016, durante o show do duo Jack Ü, formado por Skrillex e Diplo, dois apaixonados por funk.
Além de “Tá tranquilo, tá favorável”, “Baile de Favela”, hit de MC João, também entrou no set dos DJs.
5 – Beyoncé e Os Leleks
Em 2013, no palco do Rock in Rio, Beyoncé vestiu uma camiseta básica e um shortinho jeans e além do famoso quadradinho, mandou a coreografia do sucesso “Passinho do Volante”, funk que estourou na época e que todo mundo sabia dançar, incluindo a diva norte-americana.
6 – Mc Guimê e Soulja Boy
Se você consumiu cultura pop no começo dos anos 2000, deve ter mandado o passinho do Soulja Boy em alguma festinha por aí. E já que estamos falando de passinho, o dono dessa coreografia tem uma música com o funkeiro MC Guimê, gravada na passagem do rapper pelo Brasil em 2019.
7 – Cardi B, Snoop Dogg, Tyga e Madonna: todos querem Anitta
Apesar de chegar ao topo das paradas com um reggaeton, Anitta começou no funk e essas raízes ainda têm muita influência na carreira da cantora, tanto que ela é um dos nomes mais citados e procurados pelos artistas internacionais quando o assunto é o gênero.
Colecionando parcerias, Anitta é responsável por levar para o funk os artistas Cardi B, na música “Me Gusta”, Snoop Dogg, na faixa que também inclui Ludmilla, “Onda Diferente”, Tyga, que participa da faixa da cantora com ZAAC, o hit “Desce pro play” e, ninguém mais ninguém menos que a rainha do pop, Madonna, na música “Faz Gostoso”, que está no álbum Madame X.
8 – M.I.A. e Deise Tigrona
Muito antes de Anitta dominar as paradas mundiais e grandes nomes internacionais dançarem funk no palco dos maiores festivais do país, a cantora M.I.A já mostrava para o mundo que o ritmo brasileiro das periferias tinha muito a contribuir com a música internacional.
Em seu maior hit, “Bucky done gun”, a cantora britânica usou um sampler de “Injeção”, da funkeira Deize Tigrona. A parceria pôde ser vista ao vivo no palco do extinto Tim Festival em 2005.
9 – Diplo e o funk: amor eterno e verdadeiro
E se a M.I.A chegou a ter contato com Deize Tigrona em 2003, o responsável por esse encontro é o ex-namorado da britânica, que tem um nome muito conhecido e já citado aqui nessa lista: Diplo.
O DJ e produtor conheceu o gênero lá no começo dos anos 2000 e desde então se tornou fã assumido do Brasil e, principalmente do funk, tanto que anos depois de divulgar para o mundo o hit de Deize Tigrona, Diplo gravou com Anitta, MC Lan e Pabllo Vittar, além de estar sempre por aqui, ouvindo e anotando tudo o que pode sobre os gêneros mais populares do Brasil. Duvida? Olha só a legenda de uma das últimas fotos no Twitter: