É isso mesmo que você leu no título, o Super Junior, uma das maiores boybands da história veio ao Brasil novamente para um show único em São Paulo no dia 9 de fevereiro e teve até cover de Michel Teló nessa festa com as fãs brasileiras.
Mas, antes de falarmos do momento sertanejo, vamos voltar para as 19h daquela quinta-feira de muito calor na cidade. O show aconteceu no Espaço Unimed e ao sairmos do metrô já nos deparávamos com fãs uniformizadas e muitos vendedores oferecendo mais acessórios para esse uniforme: chapéus, tiaras, camisetas, faixas, copos…tudo com o logo do Super Junior, o SuJu.
A casa já se encontrava bem cheia minutos antes das 20h, horário marcado para a apresentação, especialmente a pista premium e o mezanino, espaços que davam mais visibilidade para as fãs.
Então, no horário marcado, os telões começaram a exibir, como padrão em shows de k-pop, os concept videos, que são pequenos filmes com histórias, apresentação de conceitos de diferentes fases do grupo etc.
Após o primeiro vídeo, os gritos da plateia se intensificaram, cada vez mais ansiosa pelo grupo, que entrou no palco já mostrando o porquê são os reis da Hallyu.
Como se fossem bonecos, os integrantes do Super Junior estavam presos a cordas que desciam do teto e coreografavam “Burn the Floor”. Ao se soltarem das cordas, em “The Crown”, os integrantes traziam nas mãos objetos luminosos que davam um toque especial à apresentação, como se as suas próprias mãos fossem luzes.
Após essa introdução incrível, o show seguiu com muitos efeitos de luz, lasers enormes e o telão com imagens super coloridas. As músicas seguintes foram “SUPER” e o mega hit “Mr. Simple”, e nessa hora, os integrantes já estavam dominando todos os espaços do palco, andando até a passarela na frente do palco e deixando a plateia ainda mais animada.
Entre trocas de figurino e um concept video e outro, o show passeou pelos maiores sucessos do grupo, em um setlist de quase duas horas, e teve tempo também para o grupo interagir com as fãs. Depois do mais recente single, “Mango”, os meninos – já nem tão meninos assim, visto que todos estão na faixa dos 30 anos -, fizeram a primeira pausa para falar com as fãs brasileiras.
Mostrando uma imensa felicidade em estar no Brasil depois de 10 anos do último show do Super Junior aqui, o grupo contou com a tradução simultânea, mas mostrou estar em dia com a língua portuguesa. Donghae, por exemplo, falou frases inteiras em português e disse que as fãs brasileiras eram muito “sexies”.
Já Kyuhyun gritou “SAMBA!” e até arriscou uns passinhos do ritmo no palco. Por último, Leeteuk ressaltou que aquela era a única apresentação do grupo no Brasil, então imaginava que muitas fãs tinham vindo de longe para vê-los, que isso custou dinheiro e que então eles entregariam muito amor e energia para as fãs do país do samba, pois mesmo cansadas de esperar por eles, estavam cheias de energia.
E já que o discurso foi de amor pelas fãs, nada melhor do que seguir o show com “Mamacita”, né?
Depois de mais um concept video, Yesung fez seu solo – sendo o único solo de todo o show -, e depois o grupo voltou para músicas mais calmas antes da parte 4 do show, que começou com B.A.D e terminou com a icônica “Bonamana”, uma música tão enérgica que a plateia foi à loucura quando Leeteuk tirou a camisa por conta do calor.
Depois, os telões exibiram o vídeo de Analogue Radio e o grupo voltou para o ato final da apresentação, com mais algumas músicas e um discurso incrível de despedida, que de tom de despedida, normalmente triste, não teve nada.
O Super Junior conseguiu transformar até um discurso de despedida em momento de festa: aprenderam a falar “gostoso” e repetir “lindo, tesão, bonito e gostosão”, até que em um certo momento Shindong disse que tinha feito o símbolo de “ok” com os dedos durante boa parte do show, mas não sabia que no Brasil o símbolo tinha outro significado, então ele fez um “L” com os dedos e disse: “esse símbolo podemos fazer, né?”, arrancando gritos e risadas das fãs, surpresas com o momento inusitado.
Carregando uma bandeira do Brasil e alguns até vestidos com a camisa da seleção, o Super Junior se despediu das fãs surpreendendo-as ainda mais com uma cover do hit “Ai, se eu te pego”, de Michel Teló, cantado em português e com coreografia!
Um ponto importante para destacar é que o Espaço Unimed foi uma excelente escolha para um show como o do Super Junior. Além do amplo espaço da casa, o local conta com muitos telões espalhados por diversos cantos, então era possível ter uma boa visão do show de qualquer lugar, além do palco ser bem alto e a casa ter adaptado a passarela na frente do palco, possibilitando a experiência completa para as fãs de Super Junior em São Paulo.
Em maio, a casa recebe o show de outro nome gigante do k-pop, Jackson Wang. Já o Super Junior seguiu com sua tour após São Paulo para Lima, no Peru.
Super Junior em São Paulo – Setlist completo
- Burn The Floor
- The Crown
- SUPER
- Mr. Simple
- One More Time (Otra Vez)
- Lo siento
- Devil
- Mango
- Mamacita
- Small Things (Yesung)
- If only you
- Believe
- Callin’
- Celebrate
- B.A.D
- Danger
- Black Suit
- Sorry, Sorry
- Bonamana
- More Days with You
- Walkin
- Wonder Boy
- Let’s Dance
- Ai, se eu te pego (Cover Michel Teló)