A música e as paradas de sucesso estão sempre mudando, mas uma coisa nunca muda: o sucesso das boybands ao longo de gerações e a certeza de que um grupo de garotos carismáticos e talentosos vai fazer história!
Da década de 60 até os dias de hoje, incontáveis boybands nos encheram de hits e esquentaram o coração das fãs, mas a gente separou nessa lista as 13 maiores boybands da história, aquelas que fizeram os hits mais memoráveis, criaram estilos, definiram tendências e quebraram recordes.
E como é impossível escolher qual a maior, a lista está em ordem cronológica. Será que a sua favorita está por aqui? Confira (e ouça a playlist no fim do post).
As primeiras boybands da história – Décadas de 60 a 80
1 – The Jackson 5
Fugindo do que se tornaria um padrão nas boybands dos anos seguintes, com apenas adolescentes e jovens adultos na formação, o The Jackson 5 era formado peos irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, e Michael, que tinha apenas 8 anos quando se tornou o vocalista principal do grupo, já dando sinais de que anos depois seria o Rei do POP.
Após vencerem um concurso de talentos em Nova York, o grupo começou a fazer sucesso, assinou com a lendária gravadora Motown, e os singles “I Want You Back”, “ABC”, “The Love You Save” e “I’ll Be There” se tornaram 1º lugar nas paradas dos EUA.
2 – Menudo
Todo mundo conhece uma mãe que foi jovem nos 80 e amou Menudo, afinal, a boyband porto riquenha foi um fenômeno da década e o hit “Não se reprima” tocou a exaustão até meados dos anos 90.
O grupo contou com muitos integrantes ao longo de sua trajetória: Xavier Serbiá, Miguel Cancel, René Farrait, Carlos Meléndez, Ricky Meléndez, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa, Nefty Sallaberry, Sergio Blass e, o mais célebre, Ricky Martin.
Apesar do auge nos anos 80, o Menudo nasceu em 1977, encerrando as atividades em 1996. Eles até arriscaram um retorno em 2007, mas em 2009 pararam novamente.
Anos 90 e a explosão do fenômeno “boybands”
3 – New Kids on the Block
Para muitos, a fundadora oficial do formato boyband – meninos bonitos, descolados que cantam e dançam muito bem, cada um com seu estilo – , o NKOTB surgiu em 1986, mas foi em 1990 que explodiu para o mundo com o hit “Step by Step”.
O grupo era formado Jordan Knight, Jonathan Knight, Joe McIntyre, Donnie Wahlberg e Danny Wood e acabou em 1994, mas retornaram em 2008 e seguem na ativa, com um EP lançado em 2017, inclusive.
4 – Boyz II Men
Os anos 90 foram o auge das boybands e tinha para todos os gostos, inclusive para quem era menos pop e mais R&B. Para esse grupo de fãs, o Boyz II Men era a preferida.
Fundado em 1988 como um quarteto, com Marc Nelson, Nathan Morris, Michael McCary, Shawn Stockman e Wanya Morris, o grupo se tornou um trio após a saída de Marc Nelson e é o grupo de R&B masculino mais bem-sucedido de todos os tempos, considerando vendas e tempo de permanência nas paradas de sucesso – o feat com Mariah Carey, “One sweet day” é até hoje uma das músicas que mais tempo permaneceu em 1º lugar, 16 semanas!
O Boyz II Men segue na ativa. O último álbum, Under the Streelight, é de 2017 e, em 2014, o grupo participou de um episódio da famosa série How I Met Your Mother.
5 – Take That
De Manchester, na Inglaterra, o Take That surgiu nos anos 1990 juntando Gary Barlow, Howard Donald, Mark Owen, Jason Orange e Robbie Williams, que faria muito sucesso solo anos depois.
Com o hit “Back for Good”, a boyband ganhou projeção mundial e até hoje tem milhares de fãs. Entre idas e vindas de Robbie Williams e Jason Orange, o grupo se tornou um trio (Gary, Howard e Mark) e seguem na ativa, tanto que em 2019 lançaram um Greatest Hits e fizeram uma turnê mundial.
6 – Backstreet Boys
Dispensando apresentações, os Backstreet Boys são, sem dúvida, o primeiro grupo a surgir na mente da maioria das pessoas quando se fala em boybands históricas.
Com uma coleção gigantesca de hits que sabemos cantar do começo ao fim (sim, todo mundo sabe cantar “Quit playing games”, “As long as you love me” e “Everybody”), o grupo, formado por AJ McLean, Howie Dorough, Nick Carter, Kevin Richardson e Brian Littrell, estourou em 1996 e segue sendo um sucesso, tanto que a turnê mais recente, DNA World Tour, passou pelo Brasil com noites esgotadas em estádios.
A gente esteve lá e comprovou que o coração das fãs ainda bate bem forte pelos meninos. Confira aqui!
7 – ‘Nsync
Também nos anos 90, o ‘Nsync foi muito mais do que apenas o grupo que revelou Justin Timberlake.
Formado por Justin ao lado de Lance Bass, JC Chasez, Joey Fatone e Chris Kirkpatrick, a boyband era a maior “concorrente” dos Backstreet Boys nos anos 90 e começo dos 2000 e marcou o mundo da música com os hits “Tearing Up My Heart” e “Bye Bye Bye”.
8 – Hanson
E para as fãs de um pop mais alternativo (e visuais mais alternativos também), surgiu no fim dos anos 90 um trio de irmãos cabeludos e talentosos – Isaac, Taylor e Zac – cantando uma música muito divertida.
Esse trio é o Hanson e sua história vai bem além de “MMMbop”, tanto que os irmãos – hoje com cabelos mais curtos – completaram recentemente 30 anos de carreira e estão rodando o mundo com a turnê Red Green Blue, passando inclusive por diversas cidades brasileiras, incluindo São Paulo e causando uma comoção entre as fãs.
Anos 2000: Jonas Brothers, One Direction e a dominação k-pop
9 – Jonas Brothers
E se o Hanson foi o trio de irmãos que dominou o fim dos 90 e começo dos 2000, anos mais tarde o trio preferido das fãs de boybands seria os Jonas Brothers, formado por Nick, Kevin e Joe, que ganhou projeção mundial após o filme Camp Rock, produzido pela Disney, ao lado de Demi Lovato.
Após 5 álbuns, o trio entrou em hiato, Nick saiu em carreira solo, Joe montou o grupo CAKE e Kevin se dedicou à família, mas em 2019 eles retornaram com o single “Sucker” e mataram a saudade das fãs pelo mundo.
10 – Super Junior
O início dos anos 2000 também marca o começo do fim da soberania norte-americana e britânica no assunto boybands, já que a Coreia do Sul começa seu investimento na cultura pop do país e grupos de k-pop explodem pelo mundo, e se os EUA tem Backstreet Boys, a Coreia tem Super Junior, que, inclusive, também faz show em 2023 no Brasil com a turnê Super Show 9.
Com os famosos hits “Mr. Simple”, “Mamacita”, “Sorry, Sorry” e “House Party”, o Super Junior, ou SUJU, foi o grupo de k-pop mais vendido por 4 anos consecutivos e pavimentou o caminho para muitas boybands coreanas que viriam depois.
Atualmente com 9 integrantes – Leeteuk, Heechul, Yesung, Shindong, Eunhyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kyuhyun – o grupo completa 18 anos de carreira e 11 álbuns de estúdio lançados, sendo o mais recente de 2021, um disco de músicas natalinas.
11 – BIGBANG
E se estamos falando de grandes boybands do k-pop, não podemos deixar de fora o grupo que revelou os popstars G-Dragon e Taeyang, ao lado de T.O.P e Daesung: BIGBANG – que inicialmente era um quinteto, mas tornou-se um quarteto após a prisão de Seungri por assédio sexual.
Formado em 2006, o grupo se destacou no cenário do k-pop por fundir o gênero com hip hop e R&B, tanto que eles colecionam prêmios fora da Coreia, como Europe Music Awards, World Music Awards e até um MTV Italian Music Awards!
Depois de um longo hiato, o grupo retornou em 2022 com o single “Still Life”.
12 – One Direction
Agora nossa lista volta para o ocidente, mais especificamente para Londres, onde se formou, a partir do reality The X Factor, o One Direction, boyband que revelou para o mundo o vencedor do Grammy Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson, Liam Payne e Niall Horan.
Apesar de não terem vencido o reality show em 2010, os meninos foram um sucesso desde o começo, alcançando o topo das paradas do mundo todo logo em 2011 com o hit “What Makes You Beautiful”, que foi só o primeiro de uma série de sucessos da boyband, que encerrou suas atividades pouco tempo depois de Zayn anunciar sua saída do grupo, em 2015.
Hoje, os meninos seguem fazendo sucesso em suas carreiras solos, mas, pode admitir, você também não superou esse término até hoje.
13 – BTS
Ao longo dessa lista ficou claro que ao longo das décadas, cada geração teve sua boyband preferida pra chamar de sua e a atual geração tem o maior fenômeno do k-pop de todos os tempos: Bangtan Sonyeondan, ou apenas BTS.
Formado por Jungkook, Jimin, Namjoon (RM), Hoseok (J-Hope), Taehyung (V), Jin e Yoongi, o grupo está na ativa desde 2013, fazendo muito sucesso entre as fãs de k-pop, mas depois do single “DNA”, lançado em 2018, o BTS passou a lotar estádios no mundo todo e quebrar recordes e mais recordes na música pop mundial, tanto que a Wikipédia tem uma página dedicada apenas a prêmios do grupo, separada da página sobre sua biografia.
Depois de lançar 3 músicas inteiramente em inglês e fazer parcerias com diversos artistas ocidentais, furando ainda mais a bolha do k-pop, o grupo anunciou em 2023 uma pausa para cumprir o serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Enquanto isso, Namjoon e J-Hope lançaram álbuns solo, sendo J-Hope headliner do Lollapalooza Chicago 2022, e Jungkook foi o astro da abertura da Copa de 2022 no Qatar.
A previsão de retorno do BTS é em 2025 e a saudade já está batendo, né?
Bônus: Beatles foi a primeira boyband?
Tópico polêmico, mas chamar Beatles de uma das maiores boybands da história não é totalmente um equívoco, afinal, os garotos de Liverpool podem sim ser a mais icônica banda de rock de todos os tempos, e, ao mesmo tempo, ter influenciado grupos de garotos na música pop – Harry Styles, inclusive, como bom britânico, já se declarou diversas vezes para Paul McCartney, além de terem criado uma estética de “somos diferentes, mas juntos somos iguais” e, mesmo que não houvesse coreografias, havia muito carisma nos integrantes da banda.
Além disso, a banda pioneira em quase tudo teve uma super fanbase feminina, as beatlemaníacas, que sentiram pelo grupo o mesmo que as armys sentem hoje por BTS, por exemplo – e expressavam esse sentimento com gritos, lágrimas e muita devoção aos ídolos.
Provavelmente, em algum lugar do passado, alguma menina colava recortes de jornal com fotos de John Lennon no caderno, da mesma forma que as k-poppers colecionam cards do Suga hoje em dia.
E aí, ficou a fim de conhecer ou relembrar alguma ou todas as boybands mais icônicas da história? A gente preparou uma playlist com os maiores hits de cada uma dessa lista, confira no Spotify:
Nunca, backstreet Boys são a maior boyband já existente no mundo!
Os caras bateram todos os recordes, mesmo sem as mídias sociais e as streams.
todas as bandas são memoráveis , mas Backstreet foi um baita fenomeno pra mim merecia o 1 lugar , ascensão da internet, claro que o fator beleza ajudou nisso, mas eles carimbaram e influenciaram boy bands anos depois, sátiras em filmes e isso numa fase em que nao tinha youtube e redes sociais , em 2013 a boyband britanica the wanted fez uma referencia deles no clipe she walks rihanna
Backstreet boys realmente é melhor boyband de todos os tempos. É sobrenatural o sucesso dos caras e extremamente marcante suas canções.
Uma grande injustiça não citar a maior Boyband brasileira que é o Br’oZ!!!