Adaptações de obras literárias são garantia de sucesso e, na maioria das vezes, de ótimas produções, vide O Iluminado, Orgulho e Preconceito, entre tantas outras.
Pensando nisso, a gente listou 12 livros que vão virar série ou filme em 2023 pra você ficar ligado e, claro, colocar as leituras em dia!
12 – A Vida Mentirosa dos Adultos – Elena Ferrante
Depois de A Amiga Genial virar série e do excelente filme A Filha Perdida, A Vida Mentirosa dos Adultos é mais uma adaptação dos livros da misteriosa escritora italiana Elena Ferrante.
A trama acompanha o crescimento conturbado de Giovanna, uma adolescente que é comparada à sua tia Vittoria pelo seus pais, uma mulher que, segundo eles, é “horrorosa”. Ela decide, então, conhecê-la, ao mesmo tempo em que enfrenta questões de autodescobrimento nas ruas de Nápoles.
- A minissérie estreou na plataforma da Netflix em janeiro e conta com 6 episódios.
11 – Os Dois Morrem No Final – Adam Silvera
O livro Os Dois Morrem No Final ganhou muita visibilidade ao se tornar a primeira obra young adult com protagonistas LBGTQIA+ latinos a atingir o 1º lugar na lista de bestsellers do New York Times.
A adaptação será produzida pela Netflix e pelo cantor Bad Bunny. Chris Van Dusen (criador de Bridgerton) dirigirá o piloto.
A história gira em torno de Mateo Torrez e Rufus Emeterio, que, no dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, recebem uma ligação com a terrível notícia: eles vão morrer naquele mesmo dia. Os dois não se conhecem, mas, por meio de um aplicativo, irão se encontrar para uma última grande aventura e compartilhar seus últimos momentos.
- Ainda sem data de estreia definida.
10 – Torto Arado – Itamar Vieira Júnior
O sucesso literário brasileiro, vencedor dos prêmios literários Jabuti e Oceanos, Torto Arado irá ganhar uma adaptação pelas mãos da HBO Max e do diretor Heitor Dhalia.
O livro, que mistura ficção com elementos do realismo mágico, conta a saga das irmãs Bibiana e Belonísia desde a infância, quando uma delas perde a língua ao brincar com uma faca. Ambas passam a viver uma relação muito próxima, que será afetada ao longo de gerações enquanto vivem condições de trabalho análoga à escravidão em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
- Ainda sem data de estreia definida.
9 – Mentirosos – E. Lockhart
Apesar de ter sido lançado em 2014, o livro Mentirosos, recentemente estorou no TikTok, aumentando consideravelmente as suas vendas físicas e online. Com esse sucesso repentino, a história da família Sinclair ganhará uma adaptação feita pela Amazon.
Algumas informações sobre a série já foram divulgadas: o roteiro será escrito por Julie Plec, cocriadora de The Vampire Diaries.
Na obra, os Sinclair são uma família endinheirada e agarrada às tradições. A adolescente Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde crianças, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. No verão de seus 15 anos, as férias de Cadence são interrompidas quando ela sofre um estranho acidente na ilha particular da família. Após dois anos, a jovem retorna ao mesmo lugar para juntar as peças do que realmente aconteceu.
- Ainda sem data de estreia definida.
8 – A cantiga dos pássaros e das serpentes – Suzanne Collins
Sim, o prelúdio de Jogos Vorazes já tem data para chegar aos cinemas!
A cantiga dos pássaros e das serpentes promete nos levar de voltar a capital Panem, quando o futuro presidente Snow (ainda como um jovem charmoso) vê uma chance de mudar seu destino quando é escolhido para ser um mentor dos Jogos Vorazes, embora se desaponte ao ser designado para uma garota pobre, tributo do Distrito 12.
O longa será dirigido por Francis Lawrence, responsável pela direção dos últimos três filmes da franquia Jogos Vorazes.
- Estreia no Brasil dia 16 de novembro de 2023.
7 – Tartarugas até lá embaixo – John Green
Você assim como eu era uma adolescente que adorava os livros do John Green? Pois, prepare-se!
A história de Aza Holmes, uma jovem de 16 anos que enfrenta transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido, será adaptada.
O filme de Tartarugas até lá embaixo sairá pela HBO Max e tem como protagonista a atriz Isabel Merced, que já participou de outra adaptação do John Green, Deixe a Neve Cair.
- Ainda sem data de estreia definida.
6 – Vermelho, Branco e Sangue Azul – Casey McQuiston
Olha a realeza chegando! A obra Vermelho, Branco e Sangue Azul vem fazendo muito sucesso e ganhou fãs no todo mundo.
O relacionamento entre Perez (interpretado por Alex Claremont-Diaz), filho da primeira mulher presidente dos Estados Unidos, e o Príncipe Henry da nobreza britânica, se inicia após um incidente em um casamento real, em que Alex tem que fingir ser amigo do príncipe Henry para evitar que uma crise diplomática desvie os holofotes da candidatura eleitoral de sua mãe à Presidência dos Estados Unidos.
Ambos viram realmente amigos, mas acabam percebendo que ali há sentimentos que vão além da amizade.
A atriz Uma Thurman foi anunciada como Presidente dos EUA no filme, que tem produção do Prime Video.
- Ainda sem data de estreia definida.
5 – Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, best-seller de Taylor Jenkins Reid, virará um longa metragem da Netflix.
Ainda não há informações de elenco, mas os fãs estão empenhados em fazer seu próprio cast. Um exemplo, é a escolha de Jessica Chastain para interpretar a personagem Celia St. James, tanto que a atriz até se pronunciou em um programa americano dizendo que adoraria a oportunidade:
“O que eu sei é que há alguma coisa online [se referindo aos fãs que citam o fancast]. Claro, me mandem o script“.
O livro narra a história da atriz Evelyn Hugo, que resolve contatar a repórter Monique Grant para contar a história da sua vida – incluindo, é claro, os seus sete maridos.
- Ainda sem data de estreia definida.
4 – É Assim que Acaba – Colleen Hoover
O fenômeno literário É Assim que Acaba irá virar filme pelas mãos do diretor Justin Baldoni (A Cinco Passos de Você), que também protagonizará o longa junto com Black Lively.
A obra conta a história de Lilly, uma jovem que se muda para Boston e abre sua própria floricultura. Ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, que de início tem aversão a relacionamentos.
A narrativa de Colleen Hoover discute, de maneira sensível, realista e com personagens complexos, temas como relacionamento abusivo e violência doméstica. Para a alegria dos fãs, esse não é o único livro da autora com previsão de chegar às telinhas: o thriller Verity ganhará um filme e o romance Talvez um Dia, uma série televisiva em 2023.
- Ainda sem data de estreia definida.
3 – A Hipótese do Amor – Ali Hazelwood
A Hipótese do Amor nasceu a partir de uma fanfic sobre Reylo (shipp de Rey e Kylo Ren da saga Star Wars) e fez um grande sucesso no Tik Tok por possuir ótimos ingredientes para um perfeito enemies to lovers.
O livro de Ali Hazelwood teve seus direitos de adaptação adquiridos pela Bisous Pictures, produtora responsável pelo filme Persuasão, da Netflix, que afirmou em um post do Instagram estar entusiasmada para a adaptação.
Na trama, Oliver Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, tem as suas crenças na ciência e não em algo incontrolável como o amor. Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los.
Mas ela precisa ser convincente, e sem muitas opções resolve beijar o primeiro homem que vê pela frente. O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio – conhecido por levar os alunos às lágrimas. Porém, o envolvimento dos dois vai mostrar a Olive que uma hipótese de amor pode ser surpreendente.
Será que rola do filme ser protagonizado por Adam Driver e Daisy Ridley?
- Ainda sem data de estreia definida.
2 – Percy Jackson e os Olimpianos – Rick Riordan
A série de Percy Jackson chega com a promessa de ser fiel aos livros de Rick Riordan, que está participando da produção da série junto com o showrunner Jonanthan E. Steinberg (Black Sails).
A nova tentativa de adaptação da saga do jovem Percy foi muito aguardada e pedida pelos fãs, e chega com a promessa de agradar esse público que sempre fez duras críticas à baixa fidelidade dos filmes à história original, tornando a trama confusa e sem inspiração.
- Ainda sem data de estreia definida.
1 – Daisy Jones and The Six – Taylor Jenkins Reid
Finalmente veremos a adaptação da banda fictícia mais legal do mundo! A minissérie de Daisy Jones promete chocar e emocionar ao revelar os bastidores que levaram ao fim de Daisy Jones & The Six, famoso grupo musical nos anos 70.
Baseada no romance homônimo de Taylor Jenkins Reid, a minissérie é protagonizada por Riley Keough e Sam Claflin, e a produção terá 10 episódios lançados semanalmente toda sexta-feira.
- Estreia mundial: a partir do dia 3 de março no Prime Video.
Bônus – A Corrente – Adrian McKinty
Não poderia faltar uma adaptação bônus, né?
O livro A Corrente virou rapidamente um best-seller quando foi lançado em 2019, garantindo uma adaptação para os cinemas pelas mãos do consegrado diretor Edgar Wright (Em Ritmo de Fuga). Uma das cotadas para protagonizar a trama é a atriz ganhadora do Oscar, Emma Stone.
No thriller policial, uma mãe fica desesperada quando recebe uma ligação de um número desconhecido dizendo que sua filha de 11 anos foi sequestrada. Ela se vê obrigada a seguir as instruções de pagamento do resgate: sequestrar outra criança para que sua filha seja libertada, e assim dar continuidade ao esquema da Corrente.
- Sem data de estreia definida.
Gostou da lista? Conta pra gente nos comentários quais adaptações você está mais ansioso pra assistir!