A série That ’90s Show estreou recentemente, provando que os anos 90 voltaram para o hype. E não é a toa, a década tem uma estética e sonoridade própria e seus filmes não deixam a desejar na hora de presentear a gente com muito skate, moda grunge e gótica, feminismo, humor e romances clichês.
Para os saudosistas dos 90s, ou quem adora a moda, a música ou só o clima da última década do século vinte, separamos esta lista com 9 filmes e séries que são puro anos 90!
1. Feito Cães e Gatos – 1996
Uma Thurman, além de ser a mãe da atriz de Stranger Things, Maya Hawke, antes de fazer sucesso em filmes como Pulp Fiction e Kill Bill, esteve nesta comédia romântica que é a cara dos anos 90.
Na trama, em uma década sem redes sociais, uma veterinária que trabalha na rádio dando conselhos sobre animais de estimação começa a conversar com um ouvinte em clima de romance. Insegura com a sua aparência, ela decide se passar pela vizinha (interpretada por Uma Thurman) e, a partir daí, já dá para imaginar as pequenas confusões.
2. Vida de Solteiro – 1992
Não tem como falar da década de noventa sem lembrar de Seattle, o berço do grunge. É aqui que a história de Vida de Solteiro se passa.
O filme de comédia romântica conta a história paralela de seis jovens adultos que moram no mesmo prédio e fala sobre preocupações em volta da carreira e vida amorosa em uma vibe meio Friends. Para dar aquela pitada noventista, a trilha sonora de clássicos é composta por bandas como Pearl Jam e Alice In Chains. Uma curiosidade legal é que Chris Cornel e Eddie Eedder fazem uma participação especial no filme.
3. Marcação Cerrada – 1997
Com uma pegada meio Esqueceram de Mim para adolescentes, Marcação Cerrada é um filme de ação com todos os elementos da década: um adolescente revoltado que anda de skate e odeia a escola.
No longa, o adolescente Oswald (Vincent Kartheiser) leva sua meia-irmã pentelha (na visão dele) para a escola, da qual ele foi expulso, e descobre que o chefe de segurança (Patrick Stewart) foi pago para ajudar no sequestro dos estudantes. Cabe a Oswald salvar a vida da menina e das outras crianças.
4. My Mad Fat Diary – 2013
My Mad Fat Diary é uma série que se passa em 1996, baseada na história real relatada nos diários da escritora inglesa Rae Earl.
Rae (Sharon Rooney) é uma adolescente de 16 anos que acaba de receber alta de um hospital psiquiátrico e agora precisa voltar para sua vida depois de ter desaparecido da escola de repente. Com isso, questões sobre amizade, autoconhecimento, depressão, sexo, drogas e aborto acabam sendo inevitáveis.
5. Reality Bites — Caindo na Real – 1994
Em Caindo na Real, temos a rainha dos anos 80 e 90, Winona Ryder, interpretando a recém-formada Lelaina.. Além dos looks típicos dos anos 90, o filme é um prato cheio para quem gosta de histórias de jovens da geração X perdidos com o começo da vida adulta e tentando se encontrar profissionalmente enquanto bebem e fumam.
Na dramédia, Lelaina tenta ter uma carreira enquanto precisa escolher com quem vai ficar: seu descolado amigo Troy (Ethan Hawke) ou um jovem empresário careta (Ben Stiller).
6. My So-Called Life (Minha Vida de Cão) – 1994
Minha Vida de Cão conta a história da adolescente Angela (Claire Danes), que tem um olhar tipicamente adolescente e trágico sobre a vida, enquanto tenta ser notada por Jordan (Jared Letto), galã descolado da escola.
A série aborda temas comuns em seriados da época como homofobia, drogas e bullying e, apesar de ter alguns alívios cômicos, My So–Called Life tem um clima bem melancólico e acabou sendo cancelada pela baixa audiência. Hoje, é considerada uma série cult obrigatória para quem quer mergulhar nos anos 90.
7. Trainspotting – Sem Limites (1996)
Cheio de energia e com elementos lúdicos, Trainspotting narra a história de um grupo de amigos “perdedores” e seus dramas em torno do uso de drogas pesadas.
No filme, conhecemos Mark (Ewan McGregor), um jovem adulto que se recusa a ter uma vida comum e está tentando sair do vício das drogas, e seus amigos — entre eles o atleta careta Tommy (Kevin McKidd) e o sociopata Begbie (Robert Carlyle). Trainspotting é um clássico do cinema independente que faz ótimas críticas à sociedade.
8. As Patricinhas de Beverly Hills – 1995
Esta é uma adaptação moderna de um romance da Jane Austen que já virou um clássico do cinema. No filme, somos transportados para a vida de Cher (Alicia Silverstone), uma adolescente rica que adota a garota sem sal e fora dos padrões da escola como um projeto social, o objetivo é transformá-la em popular, assim como ela.
As Patricinhas de Beverly Hills é uma comédia divertida que faz uma leve sátira sobre adolescentes ricos dos anos 90.
9. Jovens Bruxas – 1996
Sarah (Robin Tunney) começa a estudar em uma escola nova e conhece um trio de amigas que têm a fama de serem bruxas. Mas não é só a fama, as garotas realmente praticam magia e estão só aguardando a chegada dela para completarem a irmandade e, assim, aumentarem seus poderes.
No começo, as adolescentes usam os poderes para diversão e se vingar dos estudantes populares que tiram sarro delas, mas as coisas começam a sair do controle.
Curtiu as dicas? Então aproveita pra intercalar um e outro vendo a nova série da Netflix, That ’90s Show, derivada do clássico That ’70s Show, a sitcom foca na vida dos filhos dos protagonistas da 1ª versão e é cheia de referências noventistas.
Comenta aqui o que achou dos filmes e se tem algum que deveria entrar nessa lista!
lista interessantes..tem uns filmes que eu nunca tinha visto