Nos anos 1960, um grupo de jovens músicos mineiros se uniu por ocasiões da vida e, tomando a amizade e a música como base, compuseram canções que marcaram a história da arte da política no Brasil.
O musical “Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem”, dirigido por Dennis Carvalho, resgata com muita emoção as histórias vividas por esses amigos, relatadas na obra “Os sonhos não envelhecem”, de Márcio Borges.
O ator Tiago Barbosa, que deixou a Europa para voltar ao Brasil e participar do projeto, interpreta fiel e impecavelmente Milton Nascimento. Os trejeitos, as mudanças na voz e toda a serenidade de Milton são percebidos na atuação de Barbosa, que arrancou diversos elogios, risos e lágrimas de grandes nomes do teatro, música e dramaturgia brasileiros, como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e Marcos Caruso.
O musical conseguiu costurar as histórias vividas com as letras das canções, criando um roteiro impecável que mexe com o coração de quem viveu no período da ditadura militar e por quem é apaixonado pela Música Popular Brasileira. Ele resgata no espectador a grandeza, a beleza e a potência que a língua portuguesa no Brasil, associada à nossa poesia e à nossa música, tem.
A estreia foi em Belo Horizonte, depois seguiu para o Rio de Janeiro e está em cartaz em São Paulo até o dia 18 de dezembro de 2022.
A história do Clube da Esquina
Tudo começou nos anos 1960, no bairro de Santa Tereza, na capital mineira Belo Horizonte. Milton Nascimento se mudou da cidade Três Pontas e logo se tornou amigo dos irmãos Marilton, Márcio e Lô Borges. A mãe dos garotos o acolhera como um de seus filhos.
Milton já trazia em sua bagagem a experiência musical que conquistara tocando em uma banda junto de Wagner Tiso, um dos principais arranjadores, considerado patrimônio da música mineira, brasileira e internacional.
Havia um ponto de encontro em Belo Horizonte, um bar que ficava em uma esquina onde os jovens músicos, oriundos de diferentes referências e formações artísticas, se juntavam e começavam a fazer música.
Certa noite, Márcio Borges e Milton Nascimento vão assistir ao filme Jules et Jim (1962) e ficam vidrados. Escondem-se na sala de cinema e reassistem à obra diversas vezes. Mais tarde, já na casa de Borges, enquanto comentam sobre o que haviam visto, começam a compor e ali começa a parceria.
Muitas canetadas depois, as quais trouxeram para o grupos os outros Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, Wagner Tiso e Flávio Venturini e tantos outros nomes, tomaram uma proporção bem maior do que esperavam, tornando aqueles encontros um verdadeiro movimento musical mineiro.
A participação de Milton, com a canção “Travessia”, composta junto de Fernando Brant, no Festival Internacional da Canção de 1967, trouxe ao cantor o título de melhor intérprete. A obra ficou em 2º lugar. Esses feitos, no entanto, já foram suficientes para chamar a atenção de Elis Regina, que estava no auge na época.
A cantora, considerada a maior voz feminina pela revista Rolling Stone, ficou deslumbrada com Milton Nascimento e o trouxe para seu ciclo de amigos. Essa amizade lhe abriu muitas portas e o mineirinho trouxe consigo os amigos nesse sucesso, gravando juntos o Clube da Esquina (vol. 1) em 1972, com canções como “Trem azul” e “Um girassol da cor do seu cabelo”.
O álbum se consagrou e consolidou esse movimento musical tão importante. Em 1978, os amigos se reúnem uma vez mais e produzem o segundo volume do Clube da Esquina, com “Clube da Esquina nº 2”, onde está o verso “os sonhos não envelhecem”, e “Nada será como antes”.
Coincidentemente, o álbum completou 50 anos no mesmo ano em que Milton completou 80 de idade e encerrou as atividades de sua carreira com a turnê “A última sessão da música”, da qual amigos do Clube da Esquina também participaram.
Se você quiser saber a história completa, assista ao musical de Dennis Carvalho e se emocione.
Serviço: Clube da Esquina – Os sonhos não Envelhecem
- Local: Teatro Liberdade (Rua São Joaquim, 129 – São Paulo/SP (ao lado da estação São Joaquim do metrô))
- Data: Quintas e sextas-feiras, às 21. Domingos, às 19h. Em cartaz até 18/12/2022.
- Valor: ingressos entre R$37,50 e R$240,00
- Compre aqui!