Na última quarta-feira aconteceu, em São Paulo, o show do She Past Away, duo turco de dark wave e post punk. O show foi à noite, mas a tarde toda parecia nos preparar para a apresentação da dupla na cidade, já que o dia foi cinza, porém muito quente.
O She Past Away é uma sensação do post punk contemporâneo e agrada tanto quem cresceu nos anos 80 e acompanhou The Cure e Siouxsie and The Banshees quanto quem teve o primeiro contato com o estilo gótico nos anos 2000 (talvez com o boom do Evanescence?) ou agora. Havia jovens, pessoas mais velhas e algumas garotas que pareciam ter acabado de completar 20 anos. Todos de preto, com maquiagens fortes, dançando ao som de um DJ set de dark wave e post punk em um Cine Joia quase lotado.
O show estava marcado para as 21h e quando a música parou, um telão desceu do teto e mostrou o logo da banda, o nome She Past Away escrito de uma forma que parece ser feita com ossos jogados no chão. A plateia gritou muito, mas, definitivamente, não foi de susto e sim de ansiedade pela dupla, que ainda levou uns 20 minutos para iniciar o show.
Sob o olhar de um público ansioso, a dupla subiu ao palco e, com a simplicidade de quem só precisa de uma guitarra, sintetizadores e uma voz super grave, “Durdu Dunya” começou e o público imediatamente foi à loucura, com gritos altíssimos e muitas palmas.
O telão passou a exibir imagens em preto e branco, bagunçadas, difíceis de decifrar e quase hipnóticas, mas em poucos minutos de show, talvez ninguém ligasse muito para o que era mostrado ali, já que a dupla é bem mais hipnotizante do que qualquer imagem do telão.
Emendando uma música na outra, só depois de “Sanri” é que os músicos Volkan Caner (vocal e guitarra) e Doruk Öztürkcan (teclado e bateria) arriscaram algumas palavras. Volkan disse apenas “obrigado” e Doruk disse que o público era demais e mandou até um “saúde”, levantando o copo e bebendo alguma coisa, que eu não acho que era água.
O show seguiu com a banda passando por sua discografia e levando os trevosos e trevosas ao delírio a cada música. Foi interessante ver que um público que normalmente é retratado na cultura pop como “melancólico” e “sombrio” ter sido um dos mais animados que eu já vi em um show no Cine Joia, dançando do início ao fim, com a animação de quem estava em uma festa de Halloween antecipada – teve até quem tirou a camisa pra poder dançar melhor, sem sentir tanto calor, mas foi logo repreendido pela segurança da casa.
Todo fim de música era marcado por gritos e palmas, e todas as vezes em que Volkan arriscou ir para a frente do palco, a plateia gritava ainda mais.
Depois de mais algumas músicas, Doruk voltou a falar com o público, dessa vez em inglês, avisando que a dupla estava muito feliz em voltar pra São Paulo. Já Volkan agradeceu novamente e pediu desculpas caso estivesse falando mais espanhol do que português, afinal ainda estava aprendendo.
Depois de uma sequência de músicas mais dançantes e da aguardada “Kasvetli Kutlama”, a banda tocou “Insanlar”, agradeceu e saiu do palco, deixando aquele ar de que iriam voltar para o Bis.
Nessa hora, algumas pessoas aproveitaram para ir ao bar ou ao banheiro e perderam o momento em que uma fã subiu ao palco, agarrou o microfone, gritou algo sobre os fãs amarem a banda e ainda mandou um “fora Bolsonaro”.
Aliás, falando em política, na primeira parte do show rolaram tanto gritos contra o atual presidente quanto a favor do candidato Lula e a banda sorriu, fazendo até um “joinha” para a plateia. A pergunta que ficou é: será que eles entenderam o que os brasileiros estavam dizendo?
Voltando para o Bis, Volkan agora não usava mais sua camisa social fechada até o pescoço e exibia os braços em uma regata, evidenciando que não era só o público que estava com calor naquela noite.
Fora do palco, o cansaço do público já começava a bater e a escolha das músicas para o Bis não fizeram muito sentido. Normalmente, o Bis envolve músicas mais animadas, hits mais clássicos que ficaram de fora da primeira parte etc., mas o She Past Away já tinha tocado todas as dançantes e suas músicas mais famosas, deixando para o Bis músicas mais melancólicas.
Depois de três músicas, a banda saiu novamente do palco e o público ficou um pouco perdido, já que não houve um “obrigado” mais caloroso ou até mesmo um final catártico. Pouco tempo depois, mais um Bis, mas já era 22h30 e muita gente começava a deixar o Cine Joia. Alguns estavam saindo quando ouviram a dupla começar mais um som e voltaram para ver o resto do show.
Mais duas músicas, também mais melancólicas, e, aí sim, o final caloroso que marca o fim de um show.
Assim, o She Past Away encerrou mais uma passagem pela América Latina e, pelo que se pôde perceber do amor dos fãs que estiveram no Cine Joia dia 19 de outubro de 2022, a dupla precisa voltar pelo menos uma vez por ano.
Setlist completo do She Past Away no Cine Joia:
- Durdu Dünya
- Katarsis
- Disko Anksiyete
- Sanrı
- Asimilasyon
- Ritüel
- Izole
- Ruh
- Renksiz
- Kasvetli Kutlama
- İnsanlar
- Bozbulanık (bis)
- Monoton (bis)
- Hayaller? (bis)
- Yanımda (bis 2)
- Uzakta (bis 2)