A banda paulistana de punk e hardcore Statues On Fire lançou, às vésperas das eleições de 2022, o necessário single “We Shall Overcome”, que funciona como um grito contra o autoritarismo e o fascismo que ainda ameaçam a democracia do Brasil e de tantos outros países.
O novo single é inspirado na clássica música homônima composta nos movimentos civis dos anos 60, na América do Norte, considerado até os dias atuais como um imponente hino antifascista.
“Aqui no Brasil, desde 2018, estamos sob um governo de ultra-direita e claramente sob as nuvens de um regime fascista. Quando Deus está no topo de qualquer conversa e o governo usa isso como enredo para seus atos, temos que falar sobre nosso ponto de vista e mostrar o que está acontecendo. Por isso fizemos uma letra com o mesmo nome já que as eleições estão ai”, comenta a banda.
“We Shall Overcome” foi gravada no Rising Power Studios com produção da banda e Nobru Bueno, que também foi o responsável pela mixagem e masterização do single. Rodolfo Penassi foi o assistente de gravação.
Statues On Fire
A Statues On Fire foi formada em outubro de 2013 na cidade de Santo André (São Paulo) por experientes músicos do punk, hardcore e metal nacional: Andre Alves (vocal e guitarra, músico do Nitrominds, que fará um show de reunião no dia 15 de outubro, no Hangar 110), Lalo Tonus (baixo, também do Nitrominds), Alex Silva (bateria) e Regis Ferri (guitarra).
São três discos até agora lançados: Phoenix (2014), No Tomorrow (2016) e Living in Darkness (2019).