Radicado em Londres (Inglaterra), o guitarrista, vocalista e compositor brasileiro Giancarlo Mariani traz uma mistura contemporânea e muito bem costurada do britpop, grunge e rock moderno na banda Freespirits, nome recorrente de grandes festivais na Europa e EUA, prestes a lançar o primeiro álbum.
O mais recente lançamento é o single “Rolling with the Punches”, considerado pelo músico como o principal trabalho até o momento e que melhor apresenta o projeto.
“Rolling with the Punches” tem título autoexplicativo: é música com punch, agitada e uma levada empolgante que carrega a canção a várias dinâmicas, além de um refrão para cantar junto e mexer o corpo. Tem todos os elementos de um hit.
O nome do single tem relação com o processo de composição do disco de estreia, Into The Upside Down, que como revela Giancarlo, teve tantos testes e tribulações que, a um certo ponto, os integrantes acharam que nunca aconteceria.
Durante a realização deste disco, que começou a tomar forma em 2019, Giancarlo lembra que aconteceu uma série de eventos estranhos e difíceis, incluindo uma tentativa fracassada de gravá-lo em sua garagem devido a reclamações de vizinhos, seguido por uma pandemia global, lockdown, mortes na família, arquivos que misteriosamente desapareceram de discos rígidos, Covid-19 e membros que acabaram por sair da banda.
Mas nenhum desses empecilhos impediu Giancarlo de passar por por cima de tudo isto, enquanto ele se manteve “Rolling with the Punches” (firme na missão) e conseguiu terminar o álbum este ano.
Essa jornada ironicamente acabou tornando-se o tema central do álbum: resiliência, o ato de não desistir e a arte de permanecer positivo e manter a fé apesar de todas as circunstâncias negativas à sua volta.
A Freespirits
Atualmente formada pelos irmãos brasileiros Giancarlo e Lucas Mariani (ex-membros da banda britpop Hurricane nº 1 (Creation Records)) e o baterista Kris Lousley, a Freespirits mistura rock alternativo com riffs de guitarra sujos, letras ácidas, batidas pesadas e melodias cativantes, carregado de atitude, autoconfiança e muita energia.
As influências vão desde bandas clássicas dos anos 90, como Nirvana, Foo Fighters, Smashing Pumpkins e Oasis, a grupos subterrâneos mais recentes de pós-hardcore/punk rock, como Basement, Citizen e Title Fight.
Atualmente a Freespirits está em Londres, mas este single, assim como todas as músicas do disco que vem aí, foram gravadas por Mariani junto ao baterista Filipe Costa (ex-baterista do músico Thiago Castanho) na cidade natal, Santos (SP).
Desde que a banda está em Londres, o power trio já foi banda suporte para o lendário Echo e The Bunnymen e também foram abertura para Ride, Shed 7, Bluetones, Ash, Carl Barat, Funeral For a Friend, entre outras.
A Freespirits também tem no currículo participações em concorridos festivais, como o SXSW de 2022, Tramlines (2018 e 2019), Sound City (2018), Great Escape (2017) e palco principal de Basingstoke Live Fest, em 2016.
Contabilizam, ainda, apresentações na BBC, Amazing Radio UK e USA, Islington Radio, Virgin Radio, Radio Rock 89FM, entre outras estações de rádio internacionais em todo o mundo.
A Freespirits ainda foi escolhida pela gravadora espanhola/latino-americana Hotel Records para gravar uma faixa para uma compilação, que será lançada no final de 2022. A banda participará com uma canção inédita, produzida por Alexandre Capileh (Sugar Kane/Water Rats) no famoso Costella Studios, em São Paulo.
Robinson Cardoso, ex-baixista da Aditive, que inclusive participa no clipe, é outro colaborador da Freespirits.
Ouça mais da banda na sua plataforma de streaming favorita e siga a Freespirits no Instagram.