Em 2005, um filme nacional se tornou um fenômeno dos cinemas e bateu números gigantes de bilheteria, ultrapassando os recordes de Carandiru (2003). O filme contava a história de uma das maiores duplas sertanejas do Brasil, formada por Zezé Di Camargo e Luciano, os Dois Filhos de Francisco, nome do filme.
Mas, muito além do já clássico filme da dupla sertaneja, o cinema brasileiro tem diversas produções pra quem ama música.
Neste dia do cinema nacional, separamos aqui os 10 melhores filmes nacionais sobre música pra você assistir e conhecer a vida e obra de artistas brasileiros. Confira!
1. Cazuza – O Tempo Não Para (2004)
Outro clássico do cinema brasileiro pra quem ama música é a biografia de Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza.
Com roteiro inspirado no livro Só as Mães são Felizes, de Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, o filme trouxe Daniel de Oliveira no papel do músico e em uma de suas melhores atuações, tanto que ele ganhou prêmios de melhor ator no troféu APCA e no Brazilian Film Festival de Miami.
A trama conta a trajetória de Cazuza desde o teatro, o sucesso com o Barão Vermelho e em carreira solo até sua precoce morte em decorrência do HIV, em uma cena marcante do cinema brasileiro.
Onde assistir: HBO Max, Globoplay, YouTube, Google Play Filmes, Amazon Prime ou Apple Tv.
2. Legalize já – A Amizade Nunca Morre (2018)
Se hoje o Planet Hemp toca em grandes festivais e faz parte da história do rock brasileiro, enquanto Marcelo D2 é um dos rappers mais famosos do Brasil, parte disso tudo é mérito de Skunk, um dos personagens principais de Legalize Já – A Amizade Nunca Morre e fundador, ao lado de D2, do Planet Hemp.
O filme não foca tanto na música e nem na biografia da banda em si, voltando-se mais para a amizade entre os dois e os dramas pessoais de cada um e os motivos que os levaram a fundar o Planet. A dupla é interpretada por Renato Góes e Ícaro Silva que entregam excelentes atuações.
Onde assistir: HBO Max, Globoplay, YouTube, Google Play Filmes, Amazon Prime ou Apple Tv.
3. Minha Fama de Mau (2019)
Focando na história do “Tremendão” Erasmo Carlos (Chay Suede), o filme é um bom retrato do que foi o movimento da Jovem Guarda no Brasil, passando pela amizade mais do que icônica e que rendeu clássicos da música brasileira entre Erasmo e Roberto Carlos (Gabriel Leone).
O filme é divertido e colorido, como era o movimento da época, além de quebrar a quarta parede e mostrar Erasmo como alguém que vem nos contar sua própria história, sempre direcionado pra câmera.
Onde assistir: Globoplay, YouTube, Google Play Filmes ou Apple Tv.
4. Elis (2016)
Um filme pra tornar qualquer pessoa em um fã de Elis Regina, a obra traz Andreia Horta no papel da protagonista e retrata sua carreira desde o início até o auge do sucesso, além de trechos de sua vida pessoal conturbada, que se encerrou precocemente em 1982, em decorrência de uma overdose.
Em 2019, a Rede Globo exibiu uma minissérie em 4 capítulos, misturando cenas do filme com material documental. Na época, uma das cenas mais marcantes do filme ficou famosa, quando Elis grita aos prantos na rua que só quer cantar, deixando claro o peso que a fama tem para os artistas.
Onde assistir: Globoplay, YouTube, Google Play Filmes ou Apple Tv.
5. Simonal (2018)
Além da voz marcante, Simonal fazia história pela representatividade muito antes do termo ser conhecido. Porém, ao ameaçar seu contador, acaba tendo seu nome envolvido com o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), na Ditadura Militar, e ali se inicia a crise de sua carreira e vida pessoal, que até hoje gera discussões sobre racismo institucional na indústria fonográfica.
Onde assistir: YouTube, Google Play Filmes, Telecine Play ou Apple TV.
6. Maysa: Quando fala o coração (2009)
Filme adaptado da série exibida na Rede Globo, a trama apresenta a biografia da cantora Maysa, dona do clássico “Meu Mundo Caiu”, e que também teve uma vida pessoal complicada.
Na época, a atriz Larissa Maciel impressionou pela semelhança física com a cantora.
Onde assistir: Globoplay
7. Dalva e Herivelto (2010)
Seria este filme o nosso equivalente a Johnny e June? Adaptação da série exibida na Rede Globo em 2010, o filme disponível no streaming da emissora mostra como o amor pela música uniu Dalva de Oliveira (Adriana Esteves) e Herivelto Martins (Fabio Assunção), e como o relacionamento conturbado entre os dois os levaram a compor músicas que se tornaram grandes sucessos.
Onde assistir: Globoplay
8. Tim Maia (2014)
Mais um filme musical brasileiro que tem status de clássico, a biografia de Tim Maia rendeu polêmicas por mostrar uma suposta falta de apoio de Roberto Carlos quando Tim precisou e também por mostrar a personalidade caótica de Tim, que no filme é interpretado por Robson Nunes e Babu Santana, já que a produção acompanha a vida do músico desde a juventude.
Depois da participação de Babu Santana no BBB de 2020, a produção voltou a ser bastante comentada e, quem ainda não viu, está perdendo um ótimo filme.
Onde assistir: Netflix, Globoplay, YouTube, Telecine Play, Apple Tv, Google Play Filmes.
9. João, O Maestro (2017)
Alexandre Nero é João Carlos Martins, pianista que lutou para seguir em sua carreira musical mesmo depois de ser diagnosticado com distonia focal, tornando-se maestro. O filme também mostra a tentativa de João em migrar para a política.
Onde assistir: Apple TV, YouTube ou Google Play Filmes.
10. Somos tão jovens (2013)
Thiago Mendonça, que interpretou Luciano em Dois Filhos de Francisco, filme que citamos no início dessa lista, interpreta outro grande nome da música em Somos Tão Jovens. Dessa vez, o ator é Renato Russo.
O filme aborda a juventude de Renato, seus primeiros passos na música, a criação e o fim da banda Aborto Elétrico até encontrar Marcelo Bonfá (Conrado Godoy) e Dado Villa-Lobos (interpretado aqui pelo próprio filho, Nicolau Villa-Lobos) para formar a Legião Urbana e escrever sua história no rock nacional.
Onde assistir: Não está disponível em nenhum streaming.
Bônus: Além de Somos Tão Jovens, Renato Russo e suas composições inspiraram mais dois filmes brasileiros: Eduardo e Mônica, estrelado por Alice Braga e Gabriel Leone, lançado em 2022, contando a história do famoso casal da música da Legião Urbana –, e Faroeste Caboclo, sobre o tal João de Santo Cristo (interpretado por Fabrício Boliveira), personagem de uma das músicas mais clássicas do rock brasileiro.
E aí, já viu todos da lista? Qual seu preferido? Assista e volte pra contar pra gente!