Pode apostar: se você buscar no Google por “bandas que amam o Brasil” ou “bandas que sempre vêm ao Brasil”, com certeza encontrará o Metallica figurando em alguma dessas listas.
E não poderia ser diferente. Desde 1989, a banda, hoje formada por James Hetfield, Kirk Hammett, Lars Ulrich e James Trujillo, coleciona passagens pelo nosso país e não parece querer parar de nos visitar tão cedo. Sorte a nossa!
Tudo começou em 1989
Em 1989, o Metallica já era uma banda gigante. Os discos Kill’Em All (1983), Ride The Lightning (1984) e Master of Puppets (1986) já haviam consolidado a banda com os clássicos “Whiplash”, “For Whom the Bell Tolls” e a própria “Master of Puppets”, e os brasileiros ansiavam por um show da banda, que finalmente aconteceu em outubro daquele ano, com a turnê Damaged Justice, na qual o Metallica divulgava seu quarto disco …And Justice For All (1988).
A turnê de 33 anos atrás começou com um show no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e se encerrou com dois shows em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.
Os fãs com menos de 30 anos podem ver como foi um dos shows em São Paulo nessa época no canal MetConcerts, com a qualidade de imagem de um VHS, daqueles que assistíamos na infância, e com a banda inteira ostentando os cabelões dignos de headbangers.
O setlist, provavelmente, não deixou ninguém desapontado:
- Blackened
- For Whom The Bell Tolls
- Welcome Home (Sanitarium)
- Harvester Of Sorrow
- The Four Horsemen
- Master Of Puppets
- Fade To Black
- Seek & Destroy
- …And Justice For All
- One
- Creeping Death
- Battery
- The Frayed Ends Of Sanity
- Last Caress
- Am I Evil?
- Whiplash
Depois dessa turnê, se iniciou uma relação de amor entre o nosso país e o Metallica, mas não pensem que eles voltaram no ano seguinte: demorou 4 anos! Mas, enfim, em 1993, a turnê Nowhere Else to Roam trouxe a banda de volta ao Brasil, dessa vez, divulgando o álbum Metallica, conhecido como Black Album.
O canal do ex-VJ da MTV, Gastão Moreira, disponibilizou a cobertura que ele fez desse show. Vale muito a pena ver!
E no canal Na Ponta da Agulha, é possível ver um comercial anunciando a data extra de um dos shows em São Paulo.
Nesse ano de 1993, a banda fez apenas dois shows em São Paulo, no antigo Estádio Palestra Itália, para tristeza dos fãs de outros estados, que tiveram que esperar até 1999, quando o Metallica veio ao Brasil pela terceira vez e se apresentou no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A turnê de 1999 era em conjunto com os brasileiros do Sepultura e trazia o show do álbum de covers “Garage Inc.”, que inclui a música vencedora de um Grammy, “Whiskey in the Jar”.
Depois dessa sequência de poucos anos entre uma tour e outra, os brasileiros tiveram que esperar onze anos por uma volta da banda, mas, finalmente, em 2010, o Metallica retornou com a divulgação do disco Death Magnetic, na World Magnetic Tour, tocando em Porto Alegre e São Paulo, também com Sepultura na abertura dos shows.
Mas os cariocas não tiveram muito o que lamentar, pois no ano seguinte, o Metallica desembarcou novamente no Brasil para o Rock In Rio, integrando a noite de 25 de setembro, conhecida como “Noite do Metal”, que incluiu no line up, além do Metallica como headliner, as bandas Gloria, Coheed and Cambria, Motorhead e Slipknot.
Fãs no palco e uma série de festivais brasileiros
E se a banda já gostava do Brasil, provaram gostar ainda mais dos festivais no nosso país, pois depois de 2011, a banda se apresentou mais três vezes no Rock In Rio, em edições consecutivas, e em 2017 foram headliners do Lollapalooza, em um dia que incluiu Rancid e Cage the Elephant na programação.
O show da edição de 2015 no Rock In Rio, poderia ter sido marcado por uma falha técnica no som que pausou o show por alguns minutos antes da banda retornar com “The Unforgiven”, mas essa pequena falha não desanimou o público, muito menos os 110 fãs que puderam ver o show diretamente do palco.
O grupo dos 110 sortudos eram ganhadores de um sorteio realizado pelo fã clube oficial The Metallica Club e tornaram a apresentação da banda ainda mais enérgica.
A esperada Worldwired Tour do Metallica no Brasil
Totalizando, até então, 8 visitas ao Brasil em toda a sua história, o Metallica se prepara para mais uma turnê histórica em nosso país, a Worldwired Tour, da qual já demos alguns possíveis spoilers aqui no site.
Além de histórica por ser o Metallica e por sabermos que com essa banda não há show ruim, a Worldwired Tour marca o retorno da banda ao Brasil depois de 5 anos, espera que foi aumentada por conta da pandemia de Covid-19.
Dessa vez, o Metallica vem pra agradar mais gente possível e toca em 4 cidades diferentes: Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A turnê, que conta com Greta Van Fleet e Ego Kill Talent como bandas de abertura, se inicia dia 5 de maio em Porto Alegre, e se eles sentem saudades do Brasil, nós sentimos do Metallica muito mais!
E aí, a gente vai encontrar vocês em algum dos shows da Worlwired Tour?
Como que a foto de 1988, pode falar de um ano atrás, se infelizmente o Cliff Burton faleceu em 1986?