Neste fim de semana o Musicult está comemorando o dia mundial do livro! E pra isso, unimos música e literatura em duas listas.
A primeira parte já saiu ontem e hoje trazemos mais 10 músicas inspiradas em livros, do power metal ao k-pop. Será que você já ouviu e já leu tudo que está aqui? Confira a seguir.
1. The Offspring – You’re Gonna Go Far Kid
Falando sobre abuso de poder, o Offspring buscou influências no romance Senhor das Moscas, de William Golding. O título do livro em inglês é até mencionado no último refrão da música:
“Clever alibis, Lord of the Flies/ Hit ‘em right between the eyes/ Hit ‘em right between the eyes/ When you walk away, nothing more to say/ See the lightning in your eyes/ See ‘em running for their lives“
2. Green Day – Who Wrote Holden Caulfield?
Faixa do álbum Kerplunk, de 1991, quando os caras do Green Day eram apenas jovenzinhos, “Who Wrote Holden Caulfield?” é sobre um garoto frustrado e desmotivado, assim como o protagonista do clássico de J.D. Salinger, O Apanhador no Campo de Centeio.
3. Taking Back Sunday – Cute Withouth the E
Não há nada mais emo na literatura do que as tragédias de Shakespeare. Não à toa, Taking Back Sunday, em “Cute Without the E”, música sobre uma suposta infidelidade que deixa o narrador paranoico, tenha se inspirado em Otelo, uma das obras do escritor inglês.
4. My Chemical Romance – To The End
Ainda sobre emos e livros, My Chemical Romance, cujo nome já é inspirado em um livro (Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance), buscou inspiração no conto “A Rose for Emily”, de William Faulkner, que conta a triste história da personagem-título, Emily, e seu amante, que desaparece em circunstâncias misteriosas e é encontrado na cama de Emily após o funeral.
Uma história de amor obsessiva, como a letra da música “To the End”.
5. Jimmy Eat World – Goodbye Sky Harbor
Os emos gostam de livros, né? Jimmy Eat World se inspirou no livro A Prayer for Owen Meany, de John Irving, que conta a história de John Wheelwright e seu melhor amigo Owen Meany crescendo juntos em uma pequena cidade da Nova Inglaterra durante os anos 60.
6. Metallica – For Whom The Bell Tolls
A letra dessa música é baseada no romance homônimo (em português, Por Quem os Sinos Dobram) de Ernest Hemingway, lançado em 1940.
O livro é sobre um americano que recebe a tarefa de derrubar uma ponte mantida pelo exército fascista na Guerra Civil Espanhola. Ele se apaixona e descobre coisas perturbadoras sobre vida e morte.
7. Kate Bush e Angra – Wuthering Heights
O clássico de Emily Brönte (em português, O Morro dos Ventos Uivantes), voltou a ser popular depois de Crepúsculo, mas antes disso já havia influenciado músicas, filmes e muito mais.
O maior hit de Kate Bush, além de se inspirar no livro, possui o mesmo nome. E foi regravado pela banda brasileira de power metal, Angra, em 1993.
8. Lana Del Rey – Off To The Races
A letra de “Off To The Races”, assim como “Don’t Stand So Close To Me”, de The Police, que citamos na primeira parte dessa lista, é uma referência ao clássico Lolita, de Vladimir Nabokov, que influenciou a estética de Lana Del Rey por um bom tempo também.
9. Marisa Monte – Amor I Love You
“Tinha suspirado/ Tinha beijado o papel devotamente/ Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades…”
É assim que se inicia o trecho do livro O Primo Basílio, de Eça de Queiroz, declamado por Arnaldo Antunes em “Amor I Love You”. Tanto a música quanto o livro falam de uma grande história de amor.
10. BTS – Butterfly
O grupo de k-pop tem milhares de referências literárias em suas músicas, incluindo um álbum inteiro baseado no livro Mapa da Alma, de Carl Jung.
Outro livro que influenciou os meninos foi Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami, na música ”Butterfly”, tanto que o nome do livro é citado em um trecho da música, que assim como a obra de Murakami oscila entre sonho e realidade.
E aí, faltou alguma música na nossa lista? Qual sua música inspirada em livro favorita? Comente.