Como já adiantamos aqui no Musicult, o músico, cantor, guitarrista e produtor musical Jack White está a todo vapor nesse início de ano. Depois de alguns singles lançados, finalmente Fear Of The Dawn, quarto álbum de sua carreira solo, está entre nós!
Com uma pegada mais heavy metal e bastante experimentalismo, Fear Of The Dawn, gravado pela Third Man Records, gravadora própria de Jack White, chega como uma grata surpresa para os fãs – e pode agradar também aqueles que ainda não tiveram muito contato com os trabalhos do músico.
Em algumas entrevistas durante a divulgação do álbum, White contou que produziu o álbum enquanto estava em lockdown por conta da pandemia, e que esse foi um dos motivos de ele fazer um som mais experimental.
O álbum conta com 12 faixas, sendo uma delas o single “Hi-De-Ho“, parceria com o rapper Q-Tip. Outros singles já lançados e que fazem parte do álbum são “Taking Me Back” e a faixa que dá nome ao álbum, “Fear Of The Dawn“.
Escute o álbum na íntegra
Ponto alto de Fear Of The Dawn
O experimentalismo toma conta do álbum que tem uma pegada bem mais pesada que a usual já vista em outros trabalhos do músico; a sonoridade, no entanto, continua inconfundível! Jack White pode transitar por qualquer gênero e, ainda assim, terá sua assinatura nas músicas, quem conhece sabe.
As faixas que mais chamam atenção, e por motivos diferentes, são “Taking Me Back“, que desde seu lançamento foi muito bem recebida pelos fãs, com uma pegada heavy metal. “The White Raven” chama a atenção porque tem uma sonoridade que remete aos tempos de The White Stripes, mas com a proposta experimental do álbum, é como se os fãs pudessem encontrar o conforto conhecido em algo novo. “Hi-De-Ho” é a mais diferente de tudo o que já ouvimos de Jack White, e na qual é possível sentir que o músico saiu de sua zona de conforto. Pode ser uma música que cai no famoso “ame ou odeie” – a gente amou! A punk “What’s The Trick“, a dançante “That Was Then (This Is Now)” e a simples e enérgica “That Was Then (This Is Now)” também complementam a dose de serotonina.
Uma curiosidade é que neste álbum Jack White se arriscou também em uma bateria de samba na música “Eosophobia – Reprise“, que pode ser considerada a mais experimental do álbum. Aqui, a distorção e a mudança de ritmo ganham força e mostram que o músico tem passe-livre pra fazer o que bem entender.
Lista de faixas do Fear Of The Dawn
- “Taking Me Back”
- “Fear Of The Dawn”
- “The White Raven”
- “Hi-De-Ho (W/ Q-Tip)”
- “Eosophobia”
- “Into The Twilight”
- “Dusk”
- “What’s The Trick?”
- “That Was Then (This Is Now)”
- “Eosophobia (Reprise)”
- “Morning, Noon And Night”
- “Shedding My Velvet”
Um ano, dois álbuns
Não é só o recém-lançado Fear Of The Dawn que ocupou o tempo de Jack White em suas produções. O músico vai lançar mais um álbum em julho deste ano, o Entering Heaven Alive, que seguirá uma linha mais acústica, inclusive já teve single lançado. Confira aqui.