É comum as pessoas sentirem que ano após ano as bandas acabam caindo em mesmices, fazendo um tributo a elas próprias – e isso às vezes acontece mesmo. Em 2021, por exemplo, o Papa Roach lançou mais um álbum coletânea com os melhores hits da banda Greatest Hits Vol. 2: The Better Noise Years, mas engana-se quem pensa que os caras ficaram nessa nostalgia. Com o recém-lançado álbum, Ego Trip, é perceptível a sede de renovação. É um álbum profundo, potente e coeso, que o próprio Jacoby Shaddix (vocalista da banda) denomina como uma jornada através do ego.
São 14 faixas que se diversificam e mergulham em estilos diferentes. Do rock, hardcore ao hip-hop, ao rap com acordes eletrônicos. Algumas das faixas se destacam mais que outras, mas a junção torna a obra incrível.
“Bloodline” é a obra-prima do Ego Trip, é uma faixa enérgica, singular e impetuosa. “Kill The Noise“, que foi lançada com single em 2021, é uma catarse de agressividade e paz no barulho. “Liar” traz uma energia dançante. “Swerve” é uma explosão de química que resulta da junção de Papa Roach com Jason Aalon Butler, vocalista da banda FEVER 333, e do rapper Sueco. “Dying to Believe” é o tipo de música que vai fazer os fãs cantarem o refrão a todo pulmão nos shows. “Ego Trip“, que dá nome ao álbum, é uma montanha-russa de energia – vai subindo, subindo, parece que vai explodir e… bem, o refrão dá uma segurada, depois volta a subir e… o refrão derruba de novo, mas ainda assim é uma boa faixa. “Unglued“, no entanto, faz exatamente o oposto – começa meio parada e depois tem uma crescente muito boa!
“Leave A Light On” é a música melancólica do álbum. “Always Wandering” é uma pegada mais pop punk e hardcore. “No Apologies” não chega a ser inovadora, mas traz um equilíbrio bom para o álbum. “Cut The Line” foi lançada recentemente, com o anúncio do álbum, dentre os outros singles lançados (“Kill The Noise“, “Stand Up” e “Swerve“) é a que menos se destaca, mas ainda assim é muito potente. “Surrender” fecha bem esse que é, com certeza, um dos melhores álbuns que a banda já lançou.
Confira a lista de músicas do álbum Ego Trip
“Kill The Noise”
“Stand Up”
“Swerve” feat. Jason Aalon of Fever 333 & Sueco
“Bloodline’
“Liar”
“Ego Trip”
“Unglued”
“Dying To Believe”
“Killing Time”
“Leave The Light On”
“Always Wandering”
“No Apologies”
“Cut The Line”
“I Surrender”
Ouça as músicas na íntegra
Em uma entrevista para o Rock Sound, Jacoby Shaddix falou mais sobre o processo de criação do álbum.
“Estou sempre me desafiando a me tornar uma pessoa melhor, a me tratar melhor, tratar melhor os outros, colocar as outras pessoas em primeiro lugar, mas tenho essa parte de mim que é egocêntrica, egoísta. Sinto como uma luta livre com o meu ego. Quem está no controle agora? É meu eu superior, humilde, espiritual, amoroso e compassivo ou é minha versão egoísta e obscura? E todos nós temos isso. E eu percebi que para progredir na minha vida e preciso esmagar meu ego. Porque quando estou achando que a minha merda não fede e que o mundo deve se curvar a mim, minha vida vira uma confusão e isso não funciona para mim. Eu não funciono bem com essa dinâmica, então… Papa Roach, estamos em uma jornada através do ego.“
Confira a entrevista na íntegra.