Os anos 2000 marcaram a geração das bandas emo. Foi uma década que misturou muitos estilos e, sem dúvidas, é lembrada com muito carinho pelas pessoas. Nesse post, vamos falar de dois gêneros que bombaram nos anos 2000: o emo e o pop punk.
Sim, a gente tem visto por aí novas bandas e artistas revivendo o emo e o pop punk, e tem muito som legal atualmente, mas e aquelas bandas que estouraram nos anos 2000, como estão? A gente vai ver nessa lista!
Good Charlotte
Good Charlotte é uma banda que nasceu nos anos 90, mas explodiu mesmo no início dos anos 2000 com seu primeiro álbum Good Charlotte (2000), e o single “Little Things” ficou nas paradas por bastante tempo. Era o início de uma era gloriosa para a banda. Depois disso, muitos outros discos foram lançados e singles foram emplacados, como “The Anthem”, “Lifestyles of the Rich & Famous”, “Girls & Boys”, “Hold on”, “I Just Wanna Live”, “Predictable”, “The Chronicles Of Life And Death”… uffa! Foram tantas músicas constantemente tocadas nas rádios que é impossível listar todas.
Em 2011, os caras anunciaram um hiato por tempo indefinido, mas em 2015 eles fizeram o comeback e estão na ativa até hoje. O último disco de estúdio foi o Generation Rx (2018). Já o single mais recente é de 2020, “Last December“.
My Chemical Romance
My Chemical Romance é, sem dúvidas, uma das bandas mais influentes da cena emo dos anos 2000. Hinos como “Welcome to the Black Parade”, “I’m not Okay”, “The Ghost of You”. Quem nunca viu o clipe de “Helena”? Não dá pra negar que MCR foi e é uma das maiores.
Os caras anunciaram o fim da banda em 2013, e a notícia foi recebida com muita tristeza entre os fãs. Durante anos, a galera mantinha a esperança de que um dia a banda voltaria, mesmo sabendo que os membros tinham seguido alguns caminhos diferentes. O vocalista Gerard Way, por exemplo, seguiu carreira solo e depois focou em sua carreira como escritor de histórias em quadrinhos; The Umbrella Academy, por exemplo, ganhou até adaptação da Netflix.
No final de 2019 e início de 2020, veio o tão sonhado anúncio: My Chemical Romance estava de volta para uma turnê de reunião. Eles chegaram a fazer show, porém não conseguiram dar seguimento à turnê por causa da pandemia, e tudo ficou ainda mais confuso, mas a banda já anunciou novas datas para 2022.
Além disso, a banda confirmou participação no festival When We Were Young, que reunirá muitas das bandas mais influentes da cena emo e pop punk em 3 dias de shows no mês de outubro de 2022, em Las Vegas. Outro festival que o MCR participará é o Aftershock, festival que acontecerá também em outubro, em Sacramento (Califórnia) e está no lineup do mesmo dia do A Day To Remember, Papa Roach, Yungblud, Beartooth, entre outras bandas. Agora a gente fica na expectativa de material novo e quem sabe uma passagem pelo Brasil, né?
Simple Plan
Outra banda que estava muito na boca dos jovens nos anos 2000 é o Simple Plan. Quem nunca colocou na MTV e se deparou com o clipe de “Perfect“? Era a cultura emo sendo difundida e reconhecida. É certo que muitas outras bandas vieram antes, mas é inegável que Simple Plan foi um divisor de águas na cultura emo. Os caras estavam em todas, hino após hino! Foram cinco álbuns de estúdio: No Pads, No Helmets Just Balls (2002); Still Not Getting Any… (2004); Simple Plan (2008); Get Your Heart On! (2011); Taking One For The Team (2016), além de EPs e discos ao vivo.
E o sexto álbum está a caminho! Em 2021, a banda anunciou que estava preparando o sexto álbum e lançou o single “Antidote”, que teve muitas críticas positivas. Em fevereiro de 2022, o segundo single foi lançado: “Ruin My Life” tem participação de Deryck Whibley, do Sum 41. Falamos desse lançamento aqui.
O novo álbum ainda não tem nome divulgado, nem data de lançamento, mas é bem provável que saia ainda no primeiro semestre de 2022. Enquanto isso, estamos aguardando ansiosamente.
Recentemente, os caras anunciaram a turnê Blame Canada Tour com o Sum 41 pelos Estados Unidos. A turnê começa em abril e termina em agosto. Quem dera uma turnezinha dessas aqui no Brasil, né?
Fall Out Boy
Fall Out Boy foi formada em 2001, mas foi com seu segundo álbum de estúdio, From Under the Cork Tree (2005), que a banda estourou nas rádios e na TV. O álbum recebeu vários discos de platina e sucessos como “Sugar, We’re Goin Down” e “Dance, Dance” estavam em todas as paradas de sucesso. Seu sucessor, Infinity on High (2007), também estreou com tudo e trouxe hinos como “This Ain’t a Scene, It’s an Arms Race” e “Thnks fr th Mmrs“. Outro sucesso avassalador da banda foi o cover de “Beat It”, de Michael Jackson.
A banda tem cinco discos de estúdio: Take This to Your Grave (2003); From Under the Cork Tree (2005); Infinity on High (2007); Folie à Deux (2008); Save Rock and Roll (2013); American Beauty/American Psycho (2015) e Mania (2018).
Depois de Mania, a banda não lançou nenhum trabalho inédito, mas continua na ativa e está com a turnê Hella Mega Tour ao lado de ninguém mais ninguém menos que Green Day e Weezer. Além disso, o Fall Out Boy também é uma das atrações confirmadas no lineup do Rock in Rio no dia 9 de setembro de 2022, mesmo dia do Green Day, Billy Idol, Capital Inicial e Avril Lavigne. Já estamos ansiosos!
Panic! At the Disco
Com uma temática circense, a banda Panic! At the Disco conquistou uma legião de fãs no início dos anos 2000 com o hino “I Write Sins Not Tragedies“, mas engana-se quem acha que a banda parou por aí. Foram seis álbuns de estúdio e muitas músicas de sucesso como “Nine in the Afternoon“, “The Ballad of Mona Lisa“, “Miss Jackson“, “This Is Gospel“, “Death of a Bachelor“, “Hey Look Ma, I Made It“, “High Hopes“, entre outras!
Ao longo dos anos, a banda foi se reinventando, experimentando estilos, trocando de integrantes, acumulando prêmios e fazendo parcerias inusitadas. Brendon Urie, vocalista da banda, chegou a fazer parceria com a Taylor Swift e é considerado um dos artistas mais versáteis do mundo da música, além de ter um alcance vocal incrível. Uma prova disso foi o cover muito bem-sucedido de “Bohemian Rhapsody”, do Queen.
No momento, não há nenhum disco novo em vista, mas aguardamos ansiosos para ver qual vai ser a nova empreitada de Brendon Urie e sua banda. A última vez em que o Panic! esteve no Brasil foi em 2019, no festival Rock in Rio.
Veja a discografia do Panic! At the Disco: A Fever You Can’t Sweat Out (2005); Pretty. Odd. (2008); Vices & Virtues (2011); Too Weird to Live, Too Rare to Die! (2013); Death of a Bachelor (2016) e Pray for the Wicked (2018).
E aí, gostou da lista? Em breve postaremos uma parte 2. Aproveita e já conta pra gente quais bandas você gostava muito nos anos 2000 e gostaria de ver aqui!
1 thought on “5 bandas emo e pop punk que fizeram sucesso nos anos 2000 e como estão hoje”