Recentemente, o Brit Awards trouxe uma parceria que a gente não sabia que precisava até a performance acontecer: Ed Sheeran e Bring Me The Horizon tocaram juntos “Bad Habits”, último single do cantor britânico.
Pensando nessas parcerias inusitadas que a música tem de vez em quando, lembramos imediatamente de Aerosmith e Run D.M.C, com o clássico “Walk This Way”, de 1986, mas dessa parceria até Ed Sheeran e BMTH, muitos outros artistas totalmente distintos já gravaram ou se apresentaram juntos. E a gente fez uma lista das que achamos mais diferentes. Confira a seguir!
1. Angra, Alissa White-Gluz e Sandy
A parceria entre a banda de power metal Angra com Alissa White-Gluz, vocalista da banda sueca de death metal, Arch Enemy, não seria tão exótica se não tivesse um terceiro elemento nessa história: Sandy, da dupla Sandy e Junior.
O encontro rendeu até uma participação da cantora no DVD do Angra, cantando não apenas “Black Widow’s Web”, música da parceria, como também “Heroes of Sand”, de 2011, agora apelidada pelos fãs da banda de “Heroes of Sandy”.
2. Anitta e Caetano Veloso
No projeto mais diferente de sua carreira, “Kisses”, Anitta fez diferentes parcerias e a mais inusitada delas foi com Caetano Veloso na música “Você Mentiu”, a única totalmente em português do disco.
3. Tame Impala e Kendrick Lamar
Trilha sonora do filme Divergente, “Backwards” é, na verdade, uma regravação de outra música do Tame Impala (“Feels Like We Only Go Backwards”), que ficou ainda melhor com participação do rapper americano.
4. Sidney Magal e Rincon Sapiência
E já que estamos falando de rap, Rincon Sapiência se juntou a Sidney Magal na faixa “Um Brinde à Vida”, que fez parte do DVD Bailamos, em comemoração aos 50 anos de carreira do cantor.
A união foi possível graças ao filho de Magal, que acompanhava o trabalho de Rincon e apresentou para o pai.
5. Eminem e Elton John
E tem mais rap! Em 2001, Eminem se apresentou no Grammy ao lado de Elton John, com a música “Stan” (que já trazia uma parceria inusitada entre o rapper e a cantora Dido). Por conta disso, o músico inglês sofreu diversas críticas do público LGBTQI+, pois Eminem era visto como homofóbico.
6. Metallica e Lady Gaga
E o Grammy sempre traz alguns encontros inesperados. Em 2017, o Metallica tocou “Moth Into Flame” com participação de Lady Gaga, que estava vestida a caráter e mostrou que é possível rebolar com heavy metal.
Mas essa não foi a primeira vez que Metallica e Lady Gaga ousaram nas parcerias. A cantora tem um disco de jazz com Tony Bennet e o grupo fez uma série de shows ao lado da San Francisco Symphony (Orquestra Sinfônica de São Francisco), que resultou no disco S&M.
7. Christina Aguilera e Fred Durst
Outro rolê aleatório criado por premiações (e pelo surto dos anos 2000) foi a união de Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit, e Christina Aguilera no Video Music Awards cantando “Come on Over Baby” e “Livin’it Up”.
8. Meu Funeral e Tati Quebra Barraco
A ideia de que rockeiros odeiam funk é passado e a música “Dançar”, da banda Meu Funeral com Tati Quebra Barraco é a prova disso, afinal, de sair do trabalho e se jogar na pista todo mundo gosta, né? A música foi lançada no dia do rock em 2021.
10. Billie Joe Armstrong e Norah Jones
Em 2013, o punk se uniu ao jazz para gravar o disco Foreverly, que traz versões de outro disco, o clássico “Songs Our Daddy Taught Us”, do Everly Brothers, de 1958. A parceria foi iniciativa de Billie Joe.
11. Nick Cave e Kylie Minogue
Em um álbum chamado Murder Ballads (baladas sobre assassinatos), o trevoso Nick Cave convidou Kylie Minogue para cantar em “Where The Wild Roses Grow”, sobre uma mulher assassinada às margens de um rio. A diva pop aceitou e a parceria inusitada deu muito certo!
12. Fresno, Caetano Veloso e Rashid
Caetano Veloso é tão versátil que aparece de novo nessa lista. Dessa vez, a voz da MPB se uniu ao rapper Rashid na faixa “Hoje sou Trovão pt. 2”, de um dos maiores nomes do emocore brasileiro, a Fresno.
Caetano e Fresno já haviam se encontrado na parte 1 dessa música, mas com Rashid a parceria ficou ainda mais inusitada. E pra completar o time, o ator Ícaro Silva é quem estrela o videoclipe.
13. Emicida, Majur e Pabllo Vittar
Depois de gravar com Pitty e Caetano Veloso, Emicida mostrou que não tem limites para experimentar em sua música e uniu a cantora Majur ao ícone do pop brasileiro Pabllo Vittar para cantar uma música que sampleia Belchior. Quer mistura maior que essa?
14. Post Malone, Ozzy Osbourne e Travis Scott
Post Malone é um dos rappers mais rock n’ roll dessa nova geração. A prova é que ele uniu Travis Scott com a clássica voz de Ozzy Osbourne na faixa “Take What You Want”, do disco Hollywood’s bleeding.
ps.: Essa não foi a primeira parceria inusitada de Ozzy. Em 2003, ele cantou com Jessica Simpson no especial de natal da família Osbourne. Assistam e tirem suas próprias conclusões.
15. Rihanna, Paul Mccartney e Kanye West
Não bastando ser a Rihanna, a mulher ainda conseguiu cantar com Kanye West (atualmente Ye) e, ninguém mais, ninguém menos, que o ex-beatle Paul Mccartney em “FourFiveSeconds”.
15. J-Hope (BTS) e Becky G
Quem vê o BTS cantando com Coldplay deve achar que essa foi a primeira vez que o grupo de k-pop inovou nas parcerias, mas bem antes da banda de Chris Martin, os meninos cantaram com outros grandes nomes do pop em singles e premiações, e em seu disco solo, o rapper J-Hope canta “Chicken Noodle Soup” com a mexicana Becky G. A letra tem partes em coreano, inglês e espanhol.
Qual sua parceria favorita? Alguma ficou de fora da lista? Comente!